Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2019 para Farmacêutico

Foram encontradas 2 questões

Q1279778 Farmácia

Sobre as interações medicamentosas, considere as seguintes questões:

I. Uma interação possível de nível de significância 5 verificada em dois pacientes, decorre da indução do omeprazol a hipo ou acloridria, podendo diminuir a absorção da vitamina B12. Dessa forma, em casos de administração crônica de ambos os fármacos, devese considerar também a administração parenteral de vitamina B12.

II. A interação potencial de gravidade alta entre enalapril e losartana pode ocasionar prejuízo na função renal, hipocalemia e hipertensão arterial.

III. As interações significativas para avaliações entre anti-inflamatórios e anti-hipertensivos, ou outros, ocorre porque os AINES podem diminuir a pressão arterial por meio de diferentes mecanismos, como: inibição da ação vasodilatadora de prostaglandinas, aumento na reabsorção de sódio, promoção de disfunção endotelial e, no caso do paracetamol, especificamente, por meio do aumento do estresse oxidativo.

IV. Utilizar insulina com paracetamol diminui o efeito hipoglicemiante causando cefaleia, tontura, sonolência, náuseas, fome, tremores, sudorese e palpitações.

A sequência correta é:

Alternativas
Q1279781 Farmácia
Um grande número de medicamentos tem sido associado ao aparecimento de reações adversas, principalmente às discrasias sanguíneas e tem sido associados às alterações significativas em exames laboratoriais, implicando em interferências no diagnóstico clínico. Anticoagulantes orais, antipsicóticos, quimioterápicos, antibióticos, analgésicos e até mesmo medicamentos alternativos podem induzir discrasias sanguíneas. Sobre este tema é correto afirmar:  I. Nos últimos 20 anos, a incidência de agranulocitose idiossincrática induzida por drogas ou neutropenia aguda tem se mantido estável, apesar do surgimento de novas drogas causadoras como antibióticos (βlactâmicos e cotrimoxazol), agentes antiplaquetários (ticlopidina), drogas antitireoidianas, sulfassalazina, neurolépticos (clozapina), agentes antiepilépticos (carbamazepina), agentes antiinflamatórios não esteroidais e dipirona. II. Agentes antivirais também podem ser associados a alterações hematológicas graves. É possível citar, como exemplo, a trombocitopenia induzida por interferon-α-2a peguilado, em pacientes sob terapia com estes imunomoduladores para tratamento de hepatite C. III. Das drogas encontradas em psiquiatria, antipsicóticos, incluindo a clozapina, as fenotiazinas e antiepilépticos, são as causas mais comuns de neutropenia/agranulocitose relacionada a drogas. IV. O uso contínuo de diuréticos tiazídicos (ex. hidroclorotiazida e clortalidona) diminui os níveis de colesterol total (CT), da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL-C). Entretanto, os níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL) sofrem grandes alterações. Os pacientes com hipertensão e diabete tipo 2 que fazem uso desses medicamentos não sofrem risco diante da sua interferência no metabolismo lipídico.  
A sequência correta é:  
Alternativas
Respostas
1: B
2: C