Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2019 para Farmacêutico

Foram encontradas 3 questões

Q1279773 Farmácia
. A Farmacocinética é a área da farmacologia que se caracteriza por cinco fases: a administração, a absorção, a distribuição, a biotransformação e a eliminação. As vias de administração são importantes para a maioria dos fármacos, pois irão definir como esse fármaco será absorvido do seu local de administração até o plasma sanguíneo. Sobre as vias de administração é correto afirmar: I. A via oral é a via de administração mais conveniente, segura e barata e são absorvidos pelo trato gastrointestinal, sendo que os principais fatores que podem afetar esta absorção são a motilidade gastrointestinal, o pH , tamanho da partícula e interação química com o conteúdo gastrointestinal. II. Quando há necessidade de uma resposta farmacológica rápida a via sublingual é uma alternativa importante, principalmente quando o fármaco é instável em pH gástrico ou é rapidamente metabolizado pelo fígado, como por exemplo o uso do mononitrato de isossorbida. III. Muitos medicamentos proteicos, como a insulina, poderiam ser digeridos no trato gastroinstestinal, se fossem tomados via oral, porém os sucos digestivos interferem em sua eficácia e por isso são administrados via subcutânea onde a droga chega aos pequenos vasos e é transportada pela corrente sanguínea. IV. A parede intestinal e o fígado alteram quimicamente (metabolizam) muitos medicamentos, diminuindo a quantidade que chega à corrente sanguínea. Por isso, esses medicamentos geralmente são administrados em doses menores quando injetados por via intravenosa produzindo o mesmo efeito.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1279774 Farmácia
O tratamento medicamentoso em crianças é diferente do de adultos, principalmente porque se baseia no peso ou na superfície corpórea. Em geral, as crianças estão sujeitas aos mesmos efeitos adversos dos adultos, mas apresentam maiores riscos com certas drogas por causa das diferenças farmacocinéticas. Sobre esta temática identifique a alternativa correta: I. Muitas drogas usadas em pediatria se ligam a proteínas, primeiramente albumina, e a ligação a proteínas limita a distribuição de drogas livres pelo corpo, estas concentrações de albumina e proteínas totais são maiores nos recém-nascidos mas se aproximam do nível dos adultos por volta dos 10 a 12 meses. II. A administração transretal de drogas é, em geral, apropriada somente em emergências, quando a via IV não está disponível (p. ex., uso de diazepam retal para o estado epiléptico). Essa via pode influenciar a absorção por causa da diferença no sistema de drenagem venosa. Lactentes também podem expelir o fármaco antes de a absorção significativa ocorrer. III. No recém-nascido, o aumento da ligação a proteínas deve-se também a diferenças qualitativas na ligação proteica e à competitividade ligadora por moléculas, como bilirrubinas e ácidos graxos livres, que circulam em concentrações mais baixas nos recém-nascidos e lactentes. IV. No fígado e no intestino delgado, o sistema enzimático citocromo P-450 (CYP450) é o sistema conhecido mais importante para o metabolismo de fármacos, onde as enzimas CYP450 inativam os fármacos via Oxidação, redução e hidrólise (fase I do metabolismo) e hidroxilação e conjugação (fase II do metabolismo).
A sequência correta é:
Alternativas
Q1279780 Farmácia
A farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção, enquanto a farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral. Com relação à Farmacocinética e à Farmacodinâmica dos fármacos, as assertivas INCORRETAS são:
I. A partir de estudos farmacodinâmicos, os antimicrobianos podem ser classificados em antimicrobianos tempo-dependentes e concentração–dependentes, sendo que os dependentes desconcentração tem uma relação direta entre a menor concentração da droga e mais rápida erradicação do patógeno. II. Fármacos ácidos fracos, como a aspirina, em um ambiente altamente ácido, como o suco gástrico, predominam em sua forma protonada, não ionizada, lipossolúvel, tendendo a atravessar membranas biológicas da parede do estômago com mais facilidade. Ao alcançar o ambiente mais alcalino do plasma, a aspirina é desprotonada, tornando-se ionizada, aumentando sua hidrossolubilidade e dissolução no plasma, evitando sua reabsorção retrógrada. III. Os receptores têm finalidades naturais (fisiológicas), mas os medicamentos tiram vantagem dos receptores. Exemplificando, morfina e drogas analgésicas afins ligam-se aos mesmos receptores no cérebro utilizados pelas catequinas (substâncias químicas naturalmente produzidas que alteram a percepção e as reações sensitivas). Uma classe de drogas chamadas agonistas, ativa ou estimula seus receptores, disparando uma resposta que aumenta ou diminui a função celular. IV. Na farmacocinética dos antimicrobianos é importante avaliar a meia-vida do antimicrobiano, que corresponde ao tempo necessário para que a concentração sérica máxima, alcançada com a administração de uma dose padrão, se reduza a metade, sendo que este índice independe da intensidade ou pico da concentração sérica máxima e é determinado pelo grau de excreção ou metabolização e pela rapidez de difusão tecidual do antimicrobiano.
A sequência correta que atende ao enunciado da questão é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D