Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Biologia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016128 Biologia

Nos ecossistemas, inúmeras interações se estabelecem entre os componentes das comunidades, as quais são fundamentais para a manutenção do equilíbrio dos mesmos, sejam elas harmônicas ou desarmônicas. Abaixo são dados exemplos de algumas interações:


I. Galium hercynicum é uma planta que cresce naturalmente em solos ácidos da Grã-Bretanha, enquanto Galium pumilum é limitada a solos mais calcários. Em um experimento, verificou-se que, quando cultivada separadamente as plantas podiam crescer tanto em solo ácido de um local e G. hercynicum como em solo calcário de um local de G. pumilum. Porém se eram cultivadas juntas, apenas G. hercynicum crescia satisfatoriamente em solo ácido e somente G. pumilum crescia satisfatoriamente em solo calcário.

II. A raflésia (Rafflesia sp) é uma planta do sudoeste da Ásia que apresenta uma flor de grandes dimensões (até 1m de diâmetro) e 7 quilos). No entanto, seu caule e sua raiz são muito pequenos e ficam escondidos no interior da planta sobre a qual a raflésia se instala. Ela não têm clorofila e, por isso, não produz seu alimento. Não apresenta grandes raízes e somente sua flor surge à superfície na época da floração.

III. A acácia chifre-de-touro (Acacia cornigera) possui espinhos ocos que são utilizados pelas formigas Pseudomyrmex ferrugineai como locais de nidificação. Além disso as plantas possuem “corpos beltianos” ricos e proteínas e nectários que atraem as formigas. Estas, por sua vez, cortam ativamente ramos de outras espécies de plantas competidoras e evitam a ação de herbívoros.


Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as interações ecológicas descritas:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016129 Biologia

A cuíca Micoureus demerarae, um pequeno marsupial que utiliza o sub-bosque, foi estudada, por meio de captura-marcação-recaptura, em fragmentos da Mata Atlântica na Reserva Biológica Poço das Antas, RJ. Os fragmentos são separados pela chamada matriz _um conjunto de áreas de vegetação aberta dominado por gramíneas, samambaias e eventualmente árvores pioneiras. (Fernandes et al., 1998 apud Pinto-Coelho, F.M., Fundamentos em ecologia, 2000).


Os resultados mostraram que:

I. M. demerarae é residente nos fragmentos, mas não na matriz entre eles, onde raras capturas provavelmente foram de indivíduos em trânsito.

II. Em cada fragmento há uma população bem diferenciada, uma vez que as recapturas predominantemente são de indivíduos já marcados naquele mesmo fragmento.

III. Ocorrem movimentos de indivíduos entre essas populações.


O texto acima diz respeito ao conceito ecológico de (da):

Alternativas
Respostas
1: B
2: D