Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Biologia

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016113 Biologia
A manutenção da concentração dos fluidos internos dentro de certos limites adequados à vida dos organismos é fundamental para sua sobrevivência e é conhecida como homeostasia. Entre os numerosos mecanismos envolvidos na homeostase estão a osmorregulação e a excreção. Sobre esses processos, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016114 Biologia

O vegetal é uma entidade organizada, na qual o desenvolvimento segue um padrão definido, que lhe confere estrutura característica. No seu corpo, os vários sistemas de tecido distribuem-se, segundo padrões característicos, de acordo com o órgão considerado, o grupo vegetal, ou ambos. Sobre os tecidos vegetais são feitas as afirmações abaixo:


I. A maior parte do desenvolvimento da planta ocorre após a embriogênsese por meio da atividade dos meristemas. Os meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente e originam os chamados meristemas primários: periderme, meristema fundamental e procâmbio.

II. O parênquima, tecido abundante no corpo primário da planta e formado por células vivas, pode apresentar várias funções, tais como preenchimento, assimilação, reserva e secreção.

III. As células do colênquima são vivas, com paredes celulares não lignificadas e que são macias e flexíveis, o que torna essas células especialmente adaptadas para a sustentação de órgãos jovens em crescimento.

IV. O floema é o principal tecido de condução de substâncias orgânicas nas plantas vasculares e suas células mais características são chamadas elementos crivados por apresentarem um conjunto de poros conhecidos como área crivada.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016115 Biologia
A maneira como ocorreu a evolução dos processos reprodutivos sexuados nas plantas foi fundamental para a conquista do ambiente terrestre e, nesse sentido, um grande passo foi a independência da água para a reprodução sexuada. A respeito da reprodução das angiospermas (Magnoliophyta) é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016118 Biologia
Sobre o Reino Protoctista e seus componentes assinale a alterna INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Biologia |
Q1016123 Biologia

 “O conceito de embrião é assombroso, e a formação de um embrião é a tarefa mais árdua que alguém haverá de realizar. Para se tornar um embrião, você teve que construir a si mesmo a partir de uma única célula. Teve que respirar antes que tivesse pulmões, digerir alimentos antes que seus órgãos estivessem formados, construir ossos a partir de uma massa e ordenar os neurônios antes mesmo de adquirir a capacidade de pensar. Uma diferença marcante entre você e a máquina é que a máquina nunca é requisitada para uma função antes que esteja terminada. Todo animal tem que estar em funcionamento enquanto se autoconstrói.” (Gilbert, S.F., Biologia do desenvolvimento.5ed.Funpec, 2003)


Sobre o desenvolvimento embrionário animal, são feitas as seguintes afirmações:


I. Ovos heterolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em répteis, aves, vários peixes, alguns moluscos e mamíferos ovíparos.


II. Nos organismos triploblásticos, uma vez que as três camadas embrionárias estão estabelecidas _ectoderme, mesoderme e endoderme_ necessariamente haverá a formação do celoma, cavidade que alojará os órgãos internos, indicando o maior nível de complexidade destes animais.


III. Nos embriões dos cordados, durante o estágio chamado nêurula, a ectoderme dorsal origina a placa neural que sofre um processo de dobramento na região central, dando origem ao sulco neural. À medida que a fenda aumenta, as bordas laterais do sulco se aproximam e se fundem, fechando-o e originando assim o tubo neural, responsável pela futura formação do sistema nervoso central.


IV. Após a formação do zigoto inicia-se uma série de divisões mitóticas extremamente rápidas, conhecida como segmentação o que leva à formação primeiramente de um maciço de células, a mórula e, em seguida, da blástula. Esta última caracteriza-se pela presença em seu interior de uma cavidade denominada blastômero e pelo fato de ser uma fase onde se inicia a diferenciação dos folhetos embrionários que originarão tecidos e órgãos.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: B