Questões de Concurso Público SEMACE 2023 para Fiscal Ambiental - FA02

Foram encontradas 3 questões

Q2098730 Engenharia Ambiental e Sanitária
A topografia pode ser vista como a ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e outros fatores próprios de determinada região. 
Segundo o Manual Técnico de Posicionamento/INCRA, “a topografia clássica pode ser adotada de forma isolada ou em complemento a trabalhos conduzidos por posicionamento GNSS, principalmente onde este é inviável, em função de obstruções físicas que prejudicam a propagação de sinais de satélites. Os posicionamentos executados pelos métodos poligonação, triangulação, trilateração e triangulateração, devem permitir o tratamento estatístico das observações pelo método dos mínimos quadrados. Portanto, eles devem contemplar observações redundantes, ou seja, o número de observações deve ser superior ao número de incógnitas.
Assinale a correta definição da Poligonação. 
Alternativas
Q2098731 Engenharia Ambiental e Sanitária
A norma “Execução de Levantamento Topográfico” (ABNT NBR nº 13.133, de 01 de dezembro de 1996) “fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter: a) conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento; b) informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos; c) informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos; d) informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.
Também fica normatizado que, minimamente, para qualquer de suas finalidades, o levantamento topográfico deve possuir fases. Qual fase não está especificamente prevista no tópico Condições Gerais (item 5.1) para fazer parte de qualquer levantamento topográfico? 
Alternativas
Q2098734 Engenharia Ambiental e Sanitária
Desde 1988, o Governo do Brasil e da China, através, respectivamente, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), desenvolvem satélites de sensoriamento remoto através do Programa Satélite SinoBrasileiro de Recursos Terrestres (CBERS).
Recentemente, em 2019, foi lançado o CBERS 4A, com sensores semelhantes aos satélites anteriores, porém, com melhorias na câmera imageadora em relação à resolução geométrica e espectral. Este satélite possui tempo de vida projetado para 5 anos, período de revisita de 31 dias e órbita heliossíncrona.
A altitude aproximada do CBERS 4A é de
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D