Questões de Concurso Público SEMACE 2023 para Fiscal Ambiental - FA02

Foram encontradas 3 questões

Q2098717 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cebola (Allium cepa), além de ser um alimento diário para grande parte da população brasileira, é rica em vitaminas (A, B e C) e nutrientes (principalmente potássio, fósforo, cálcio e sódio) e também apresenta muitas funções antioxidantes, cardiovasculares, antiinflamatórias, imunológicas, entre outras.
No cultivo da cebola, a deficiência ou o excesso de minerais causam desequilíbrios nutricionais consideráveis, tanto relacionados aos macros quanto aos micronutrientes. Sobre o tema, quais são os efeitos relacionados ao elemento Boro no manejo da cebola?
Alternativas
Q2098719 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pertencente à família Convolvulaceae, a batata-doce é uma raiz tropical de enorme importância, de farta versatilidade, de cultivo relativamente simples, com grande adaptação edafoclimática além da considerável tolerância aos solos pobres e ao déficit hídrico.  
Conforme EMBRAPA/Vegetais, o cultivo intensivo da batata-doce, em geral, resulta em problemas fitossanitários, que se referem às doenças associadas aos patógenos de solo, como os nematoides, por exemplo. Muitos gêneros de fitonematoides estão associados aos cultivos de batata-doce, porém, o nematoide-das-galhas e o nematoide-reniforme são os mais importantes em termos de perdas para esta cultura. Sob essa ótica, os gêneros, respectivamente, desses nematóides, são 
Alternativas
Q2098720 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A fruticultura é uma atividade cada vez mais importante no Brasil. Boas condições hídricas adequadas aos solos possibilitam, entre outros fatores, as altas produtividades e as frutas de qualidade.  
O balanço hídrico é um dos métodos mais utilizados para o acompanhamento da umidade no solo. Nesse método, calcula-se a entrada e a saída periódica de água na camada em que se concentra a maior parte das raízes das plantas, obtendo-se a variação no armazenamento hídrico do solo. 
A partir do consumo da água do solo, facilmente disponível para a cultura, se inicia um processo de déficit hídrico, com a redução da evapotranspiração da cultura. Por sua vez, a evapotranspiração real da cultura é resultante da evapotranspiração da cultura multiplicada pelo coeficiente de estresse hídrico. 
Considerando que com base nos valores de Água Disponível para a Cultura (ADC), de Água do Solo Facilmente Disponível para as Plantas (AFDC) e do Consumo de Água do Solo (CAS), calcula-se o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke), pela fórmula: Ke = (ADC – CAS) ÷ (ADC – AFDc). 
Sobre esse tema, é correto afirmar que o déficit hídrico ocorrerá sempre que
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B