Questões de Concurso Público TJ-PI 2022 para Analista de Sistemas / Banco de Dados
Foram encontradas 8 questões
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965811
Engenharia de Software
Machine Leaming é um ramo da ciência da computação que
utiliza conceitos das áreas de Estatística, Engenharia e da
própria Computação com o objetivo de reconhecer padrões e
ensiná-los a uma máquina. Além das áreas citadas, outro
aspecto importante para Machine Leaming são os dados. Sem
eles não é possível viabilizar o treinamento da máquina. Esses
dados devem estar relacionados ao tema para o qual a
máquina será treinada. Isso é fundamental pois o objetivo de
Machine Learning é permitir que a máquina seja capaz de
evidenciar informações que um humano não perceberia
facilmente, permitindo, por exemplo, a predição de eventos ou
a execução de diagnósticos precisos. A respeito dos
fundamentos que envolvem Machine Learning, analise as
afirmativas abaixo e marque alternativa correta.
I. No processo de aprendizagem supervisionada o computador recebe um conjunto de dados. Ele encontrará neste conjunto dados de entrada atrelados as saídas esperadas. Neste tipo de aprendizagem o objetivo é encontrar as regras que conseguem mapear aquelas entradas com aquelas saídas.
II. À aprendizagem por reforço é um tipo de treinamento usado onde enfrentamos um ambiente complexo. Através das tentativas e erro o computador busca uma solução para O problema. Para que a máquina entenda o que são acertos e erros ela receberá recompensas e penalidades durante o processo de busca da solução.
III. Quando o conjunto de dados repassado para o computador possui apenas os valores de saída possíveis (rótulos) mas não conhecemos nada a respeito dos valores das entradas, devemos fazer uso do processo de aprendizagem não supervisionada. Ela foi criada justamente para atender este cenário. Esse aprendizagem envolve complexidades adicionais quando comparada a aprendizagem supervisionada.
I. No processo de aprendizagem supervisionada o computador recebe um conjunto de dados. Ele encontrará neste conjunto dados de entrada atrelados as saídas esperadas. Neste tipo de aprendizagem o objetivo é encontrar as regras que conseguem mapear aquelas entradas com aquelas saídas.
II. À aprendizagem por reforço é um tipo de treinamento usado onde enfrentamos um ambiente complexo. Através das tentativas e erro o computador busca uma solução para O problema. Para que a máquina entenda o que são acertos e erros ela receberá recompensas e penalidades durante o processo de busca da solução.
III. Quando o conjunto de dados repassado para o computador possui apenas os valores de saída possíveis (rótulos) mas não conhecemos nada a respeito dos valores das entradas, devemos fazer uso do processo de aprendizagem não supervisionada. Ela foi criada justamente para atender este cenário. Esse aprendizagem envolve complexidades adicionais quando comparada a aprendizagem supervisionada.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965827
Engenharia de Software
Nos tempos atuais a utilização de software é essencial na vida
de pessoas e empresas. O software é capaz de viabilizar a
execução de tarefas que um humano não seria capaz de
realizar, mas contribui também tornando mais rápida a
execução de tarefas que demorariam horas para serem
executadas sem ele. O ponto negativo do software é que pode
ser complexo desenvolve-lo. A disciplina de Análise e Projeto
Orientados a Objetos busca estudar formas de especificarmos
software que será desenvolvido no paradigma orientado a
objeto. A respeito da análise e desenvolvimento de software
através deste paradigma, analise as afirmativas abaixo e
marque alternativa correta.
|. O mecanismo que permite a definição de uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse) é chamado de herança.
Il. A análise de projetos com paradigma orientado a objeto surgiu após a criação das metodologias ágeis. Essa sucessão ocorreu graças a crise do software que, na década de 70, motivou a criação dos métodos ágeis e estes impulsionaram o paradigma orientado a objeto.
IIl. O polimorfismo é um conceito que deve ser aplicado quando percebemos, durante a análise do projeto, a necessidade de unificarmos atributos comuns às classes que possuem um ancestral comum.
|. O mecanismo que permite a definição de uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse) é chamado de herança.
Il. A análise de projetos com paradigma orientado a objeto surgiu após a criação das metodologias ágeis. Essa sucessão ocorreu graças a crise do software que, na década de 70, motivou a criação dos métodos ágeis e estes impulsionaram o paradigma orientado a objeto.
IIl. O polimorfismo é um conceito que deve ser aplicado quando percebemos, durante a análise do projeto, a necessidade de unificarmos atributos comuns às classes que possuem um ancestral comum.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965851
Engenharia de Software
Ciências da Computação é ampla e composta por diversas
áreas. Uma das maiores áreas de Ciências da Computação é
a de Engenharia de Software. Isso ocorre porque a Engenharia
de software cobre diversos aspectos relacionadas às
diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento de software.
Marque a alternativa que indica um item que não faz parte das
áreas compreendidas pela Engenharia de Software, de acordo
com a versão 3 do Guide to the Software Engineering Body of
Knowledge (SWEBOK).
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965852
Engenharia de Software
Com o foco no cliente e na rápida entrega de valor, as
metodologias ágeis se disseminaram rapidamente pois são
uma forma de acelerar as entregas em projetos de software.
Elas alcançam tal objetivo estimulando uma gestão de
processos que garante rápida reação às mudanças que
ocorrem com frequência neste tipo de projeto. Isso é feito com
o fracionamento das entregas para o cliente em ciclos
menores. À respeito de conceitos e práticas das metodologias
ágeis, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa
correta.
I. Em metodologias ágeis chamamos de sprint ociclo regular de tempo utilizado para a execução de atividades até que um novo planejamento seja realizado.
Il. O Extreme Programming (XP) prega diferentes práticas em desenvolvimento de software. Uma dessas práticas defende que a semana de trabalho não seja superior a 40 horas.
Ill. Em SCRUM o Product Backlog é a lista de tarefas que devemos realizar em um sprint.
I. Em metodologias ágeis chamamos de sprint ociclo regular de tempo utilizado para a execução de atividades até que um novo planejamento seja realizado.
Il. O Extreme Programming (XP) prega diferentes práticas em desenvolvimento de software. Uma dessas práticas defende que a semana de trabalho não seja superior a 40 horas.
Ill. Em SCRUM o Product Backlog é a lista de tarefas que devemos realizar em um sprint.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965853
Engenharia de Software
Em projetos de desenvolvimento de software uma das
primeiras importantes decisões que se deve tomar é como
gerenciar processos, atividades e tarefas que serão
executados durante o ciclo de vida do projeto. O entendimento
do funcionamento da interação entre a equipe de
desenvolvimento e o cliente é fundamental para o sucesso do
projeto. Para definir como devemos gerenciar todas essas
questões, existem diversos modelos de clico de vida de
software. Cada modelo possui especificidades e pode
apresentar vantagens e desvantagens, a depender de
características inerentes ao projeto. A respeito dos diferentes
modelos de ciclo de vida de um software, analise as
afirmativas abaixo e marque alternativa correta.
I. O Modelo cascata tem como principal característica o fato das etapas serem executadas de forma sequencial. Isso demanda, obviamente, um grande planejamento como por exemplo, a definição completa de requisitos antes da implementação.
II. O Modelo Incremental é uma evolução do modelo Cascata. Aqui o projeto é quebrado em módulos. As etapas também são executadas sequencialmente mas focadas apenas no módulo em desenvolvimento no momento. Dessa forma o processo de planejamento se torna menos desafiador pois o cliente recebe os diversos módulos gradualmente.
III. No Modelo Espiral as fases do processo de desenvolvimento representam um volta completa na espiral. Trata-se de um modelo de grande aceitação por parte do cliente dada a sua simplicidade. Recomenda-se fortemente que seja aplicado somente em projetos de pequeno porte, uma vez que o modelo não contempla atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos.
I. O Modelo cascata tem como principal característica o fato das etapas serem executadas de forma sequencial. Isso demanda, obviamente, um grande planejamento como por exemplo, a definição completa de requisitos antes da implementação.
II. O Modelo Incremental é uma evolução do modelo Cascata. Aqui o projeto é quebrado em módulos. As etapas também são executadas sequencialmente mas focadas apenas no módulo em desenvolvimento no momento. Dessa forma o processo de planejamento se torna menos desafiador pois o cliente recebe os diversos módulos gradualmente.
III. No Modelo Espiral as fases do processo de desenvolvimento representam um volta completa na espiral. Trata-se de um modelo de grande aceitação por parte do cliente dada a sua simplicidade. Recomenda-se fortemente que seja aplicado somente em projetos de pequeno porte, uma vez que o modelo não contempla atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos.