Questões de Concurso Público TJ-PI 2022 para Analista de Sistemas / Banco de Dados
Foram encontradas 12 questões
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965811
Engenharia de Software
Machine Leaming é um ramo da ciência da computação que
utiliza conceitos das áreas de Estatística, Engenharia e da
própria Computação com o objetivo de reconhecer padrões e
ensiná-los a uma máquina. Além das áreas citadas, outro
aspecto importante para Machine Leaming são os dados. Sem
eles não é possível viabilizar o treinamento da máquina. Esses
dados devem estar relacionados ao tema para o qual a
máquina será treinada. Isso é fundamental pois o objetivo de
Machine Learning é permitir que a máquina seja capaz de
evidenciar informações que um humano não perceberia
facilmente, permitindo, por exemplo, a predição de eventos ou
a execução de diagnósticos precisos. A respeito dos
fundamentos que envolvem Machine Learning, analise as
afirmativas abaixo e marque alternativa correta.
I. No processo de aprendizagem supervisionada o computador recebe um conjunto de dados. Ele encontrará neste conjunto dados de entrada atrelados as saídas esperadas. Neste tipo de aprendizagem o objetivo é encontrar as regras que conseguem mapear aquelas entradas com aquelas saídas.
II. À aprendizagem por reforço é um tipo de treinamento usado onde enfrentamos um ambiente complexo. Através das tentativas e erro o computador busca uma solução para O problema. Para que a máquina entenda o que são acertos e erros ela receberá recompensas e penalidades durante o processo de busca da solução.
III. Quando o conjunto de dados repassado para o computador possui apenas os valores de saída possíveis (rótulos) mas não conhecemos nada a respeito dos valores das entradas, devemos fazer uso do processo de aprendizagem não supervisionada. Ela foi criada justamente para atender este cenário. Esse aprendizagem envolve complexidades adicionais quando comparada a aprendizagem supervisionada.
I. No processo de aprendizagem supervisionada o computador recebe um conjunto de dados. Ele encontrará neste conjunto dados de entrada atrelados as saídas esperadas. Neste tipo de aprendizagem o objetivo é encontrar as regras que conseguem mapear aquelas entradas com aquelas saídas.
II. À aprendizagem por reforço é um tipo de treinamento usado onde enfrentamos um ambiente complexo. Através das tentativas e erro o computador busca uma solução para O problema. Para que a máquina entenda o que são acertos e erros ela receberá recompensas e penalidades durante o processo de busca da solução.
III. Quando o conjunto de dados repassado para o computador possui apenas os valores de saída possíveis (rótulos) mas não conhecemos nada a respeito dos valores das entradas, devemos fazer uso do processo de aprendizagem não supervisionada. Ela foi criada justamente para atender este cenário. Esse aprendizagem envolve complexidades adicionais quando comparada a aprendizagem supervisionada.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965827
Engenharia de Software
Nos tempos atuais a utilização de software é essencial na vida
de pessoas e empresas. O software é capaz de viabilizar a
execução de tarefas que um humano não seria capaz de
realizar, mas contribui também tornando mais rápida a
execução de tarefas que demorariam horas para serem
executadas sem ele. O ponto negativo do software é que pode
ser complexo desenvolve-lo. A disciplina de Análise e Projeto
Orientados a Objetos busca estudar formas de especificarmos
software que será desenvolvido no paradigma orientado a
objeto. A respeito da análise e desenvolvimento de software
através deste paradigma, analise as afirmativas abaixo e
marque alternativa correta.
|. O mecanismo que permite a definição de uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse) é chamado de herança.
Il. A análise de projetos com paradigma orientado a objeto surgiu após a criação das metodologias ágeis. Essa sucessão ocorreu graças a crise do software que, na década de 70, motivou a criação dos métodos ágeis e estes impulsionaram o paradigma orientado a objeto.
IIl. O polimorfismo é um conceito que deve ser aplicado quando percebemos, durante a análise do projeto, a necessidade de unificarmos atributos comuns às classes que possuem um ancestral comum.
|. O mecanismo que permite a definição de uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse) é chamado de herança.
Il. A análise de projetos com paradigma orientado a objeto surgiu após a criação das metodologias ágeis. Essa sucessão ocorreu graças a crise do software que, na década de 70, motivou a criação dos métodos ágeis e estes impulsionaram o paradigma orientado a objeto.
IIl. O polimorfismo é um conceito que deve ser aplicado quando percebemos, durante a análise do projeto, a necessidade de unificarmos atributos comuns às classes que possuem um ancestral comum.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965828
Engenharia de Software
UML é considerada um padrão do Object Management Group
(OMG) desde 2000. E resultado do trabalho de pessoas como
Grady Booch, James Rumbaugh e lvar Jacobson que na
década de 90 se uniram para tentar unificar práticas de
modelagem. A respeito do que é a UML e dos diagramas que
a compõem, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa
correta.
|. Em UML os diagramas comportamentais possuem este nome pois representam os aspectos da aplicação que sofrem alterações, ou seja, aspectos dinâmicos.
Il. UML não é uma metodologia. Ela é uma linguagem reconhecida como poderosa para a comunicação em equipes de desenvolvimento de software. Detalha, através de diagramas, as estruturas e os comportamentos que fazem parte do negócio de uma aplicação.
Ill. São exemplos de digramas comportamentais: Diagrama de Interação, Diagrama de Atividades, Diagrama de Tempo e Diagrama de Implantação.
|. Em UML os diagramas comportamentais possuem este nome pois representam os aspectos da aplicação que sofrem alterações, ou seja, aspectos dinâmicos.
Il. UML não é uma metodologia. Ela é uma linguagem reconhecida como poderosa para a comunicação em equipes de desenvolvimento de software. Detalha, através de diagramas, as estruturas e os comportamentos que fazem parte do negócio de uma aplicação.
Ill. São exemplos de digramas comportamentais: Diagrama de Interação, Diagrama de Atividades, Diagrama de Tempo e Diagrama de Implantação.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965830
Engenharia de Software
Em UML os diagramas são usados para especificar e
documentar aspectos de uma aplicação. Especificamente
quando falamos de aspectos estáticos, os diagramas
estruturais são os indicados para representar tais questões.
Marque a alternativa que indica, corretamente, apenas nomes
de diagramas estruturais da linguagem UML.
Ano: 2022
Banca:
IDECAN
Órgão:
TJ-PI
Prova:
IDECAN - 2022 - TJ-PI - Analista de Sistemas / Banco de Dados |
Q1965851
Engenharia de Software
Ciências da Computação é ampla e composta por diversas
áreas. Uma das maiores áreas de Ciências da Computação é
a de Engenharia de Software. Isso ocorre porque a Engenharia
de software cobre diversos aspectos relacionadas às
diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento de software.
Marque a alternativa que indica um item que não faz parte das
áreas compreendidas pela Engenharia de Software, de acordo
com a versão 3 do Guide to the Software Engineering Body of
Knowledge (SWEBOK).