Questões de Concurso Público PC-BA 2022 para Perito Odonto-Legal de Polícia Civil

Foram encontradas 4 questões

Q2079064 Criminalística
Em 2009, A Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences) dos Estados Unidos emitiu um relatório denominado Fortalecendo as Ciências Forenses nos Estados Unidos (Strengthening Forensic Science in the United States). Em capítulo dedicado à Odontologia Forense, esta academia apontou limitações inerentes à perícia em marcas de mordidas, tais como: 
I. A unicidade da dentição humana não é cientificamente estabelecida. II. A propriedade da dentição humana de conferir marcas únicas à pele, e estas marcas serem mantidas ao longo do tempo, não foi estabelecida cientificamente. III. Não há um padrão estabelecido quanto ao tipo, qualidade e número de características dentais individuais a serem observadas para se determinar o valor de uma marca de mordida enquanto evidência pericial.
Acerca das limitações apontadas como assertivas desta questão, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2079095 Criminalística
Uma mulher foi sequestrada e um dos agressores utilizou fita adesiva transparente para fixar uma mordaça na vítima. Após as investigações policiais, o cativeiro foi descoberto e a vítima foi resgatada ilesa. Ao exame pericial no local, a fita adesiva utilizada por um dos sequestradores foi encaminhada para análise papiloscópica. No laboratório de papiloscopia, foi encontrado um fragmento de impressão digital situado na parte colante da fita adesiva. Este fragmento foi devidamente revelado e a parte adesiva da fita foi colocada em contato com um suporte secundário, de cor branca, que permitiu a identificação e análise dos pontos característicos - vide figura abaixo. Considerando este caso pericial hipotético e os fundamentos de papiloscopia, assinale a alternativa correta e que contém, respectivamente, o tipo fundamental do datilograma relacionado ao dedo do criminoso (que era o dedo mínimo da mão direita), além da posição e do código na fórmula datiloscópica.  
85.png (291×327) 
Alternativas
Q2079103 Criminalística
Uma mulher foi encontrada morta no interior de um apartamento, ao lado de um aquecedor de água metálico. Após ser transportada para o IML, o exame médico-legal constatou: I) Eritema na mão direita associado a flictenas com conteúdo rico em albuminas e cloretos; II) A face encontravase em tonalidade rósea e o sangue também estava fluido e róseo; III) A conclusão sobre a causa da morte foi asfixia do tipo mista, por monóxido de carbono. Tendo em vista o caso hipotético supradescrito no contexto da traumatologia médicolegal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2079105 Criminalística
Uma mulher chegou até uma delegacia de polícia e alegou ter sido mordida no antebraço direito pelo seu vizinho, durante uma tentativa de violência sexual. Como havia uma lesão com formato oval, avermelhada e com pontos arroxeados no antebraço direito da vítima, que poderia ser uma mordedura, foi requisitado um exame pericial odontológico. Entretanto, a perícia nesta lesão só foi realizada cerca de 8 dias após a data da agressão e, pericialmente, não foi encontrada nenhuma evidência de trauma no corpo da vítima. Tendo em vista o caso hipotético descrito e os fundamentos de traumatologia forense inerentes à produção das mordeduras humanas, assinale a alternativa correta e que contém a classificação da lesão produzida no antebraço direito da vítima. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: E