Questões de Concurso Público INCA 2017 para Analista em Ciência e Tecnologia Pleno K – I - Engenharia de Infraestrutura – Engenharia Civil

Foram encontradas 4 questões

Q769795 Engenharia Civil

Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na superfície ou enterrada no solo para compensar toda ou parte das cargas aplicadas. Com frequência, elas são descritas como fundações enterradas, pois trabalham como lajes flutuantes quando parte ou todas as cargas oriundas da superestrutura são compensadas através do embutimento. A respeito dos tipos de lajes flutuantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Laje enterrada celular: é uma estrutura de concreto em caixão, apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. Lajes enterradas celulares são utilizadas onde há cargas muito elevadas, em espaço subterrâneo, e com uma barreira de água quando apoiadas abaixo do nível do lençol freático.

( ) Laje enterrada compensada: é uma laje de concreto apoiada sobre uma escavação em uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa total ou parte da tensão aplicada. Este tipo de laje enterrada é usado em estruturas com pavimentos múltiplos ou outras estruturas quando as cargas de pilares são muito grandes e um espaço profundo subterrâneo é necessário. Ao remover a massa de solo para compensar toda ou parte da tensão aplicada, o potencial para ruptura por cisalhamento e recalque excessivo é levemente aumentado.

( ) Laje espessa apoiada sobre um greide: é uma laje de concreto apoiada sobre uma superfície acabada de solo e com aumento de espessura nas regiões de pilares e paredes para melhor resistência do concreto aos esforços de torção. Uso semelhante como para laje apoiada em um greide, mas, neste caso, as cargas dos pilares ou das paredes são maiores, de modo que a espessura da laje sob os pilares e paredes é aumentada para proporcionar a resistência necessária aos esforços de torção.

( ) Laje enterrada com nervuras invertidas: é uma laje de concreto com nervuras alinhadas com os pilares apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. O piso da laje é integrado com a laje enterrada. Em geral são utilizadas em estruturas levemente carregadas.

A sequência está correta em

Alternativas
Q769801 Engenharia Civil
A estaca é um elemento estrutural longo, instalado no terreno para transferir as cargas estruturais para os solos a uma profundidade significativa abaixo da base da estrutura, que pode ser de aço, concreto, madeira, plástico ou mesmo da combinação destes materiais. A respeito das definições dos termos principais das estacas, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Estaca concretada “in situ”. 2. Estaca de atrito. 3. Estaca de ponta. 4. Estaca flutuante. ( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo na ponta ou na base de uma estaca. ( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo por cisalhamento lateral ao longo de um comprimento substancial da estaca. ( ) Estaca por atrito para a qual a resistência de ponta é desconsiderada. ( ) É construída utilizando concreto lançado em um pré-furo. A sequência está correta em
Alternativas
Q769802 Engenharia Civil
Quanto à compactação dos solos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q769813 Engenharia Civil
Quanto à origem e à classificação dos solos, há vários conceitos a respeito dos solos residuais, sedimentares e de formação orgânica. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Solos sedimentares (ou autóctones) são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (quando transportados pelo vento), coluvionares (quando transportados pela ação da gravidade) e glaciares (pelas geleiras). As texturas desses solos variam com o tipo de agente transportador e com a distância de transporte. ( ) Solos residuais (ou alotóctones) são os que permanecem no local da rocha de origem, observando-se uma gradual transição do solo até a rocha. ( ) Solos de formação orgânica são os de origem essencialmente orgânica, seja de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal (conchas). ( ) O massapê é um solo residual, não laterítico, de cor escura, muito fértil, apresentando comportamento peculiar do ponto de vista geotécnico. A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B