Questões de Concurso Público UFPB 2016 para Administrador

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Administrador |
Q623388 Administração de Recursos Materiais
Uma organização pode ser comparada com um sistema dividido em quatro partes: as entradas, o processo, a saída e o feedback. A primeira parte deste sistema, as entradas, é evidentemente de suma importância para o funcionamento de uma empresa, visto que é nelas que estão concentrados todos os recursos necessários para os processos administrativos e de produção. Estes recursos são adquiridos por um setor responsável por gerenciar todo o processo de compra, mas que não deve agir de forma isolada, mas, sim, de forma integrada com os demais setores organizacionais. Sobre a integração do setor de compras com os demais setores organizacionais, no que se refere à troca de informações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Administrador |
Q623389 Administração de Recursos Materiais
Na logística, um dos aspectos de maior importância e que merece um acompanhamento constante pelos gestores é o nível de serviço. Isto acontece porque nos últimos anos, os clientes estão cada vez mais exigentes e não se satisfazem apenas com a entrega do produto em si, mas com diversos outros elementos que afetam diretamente o grau de satisfação do cliente com o produto. Sobre os diversos elementos que compõem o nível de serviço logístico (antes, durante e depois da entrega do produto), relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Elementos de pré-transação.

2. Elementos de transação.

3. Elementos de pós-transação.

( ) Seleção do modal de transporte, tempo de entrega, condições e exatidão do produto na entrega ao cliente, disponibilidade de estoque etc.

( ) Estabelecimento de políticas de nível de serviço (prazo de entrega após o pedido, política de devoluções, métodos de despacho etc.).

( ) Instalação do produto, garantias, reparo e reposição temporária, rede de assistência técnica etc.

A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Administrador |
Q623390 Administração de Recursos Materiais
Atualmente, as empresas e seus clientes vivem em um mundo em constante transformação. A velocidade com que o mundo se integrou nas últimas décadas é surpreendente, graças à inserção e à disponibilidade de novas tecnologias de comunicação e de informação no mercado global, o que contribuiu para uma maior abrangência e eficiência do comércio. Dessa forma, é muito comum que as pessoas consumam bens que são produzidos a milhares de quilômetros de suas residências, mas para que isso se tornasse uma realidade, a contribuição da logística foi fundamental e, provavelmente, quanto maior for o nível de complexidade do comércio no futuro, maior também será a importância da logística. O processo logístico é composto por atividades primárias e atividades de apoio. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Atividades primárias.

2. Atividades de apoio. 


( ) Armazenagem.

( ) Embalagem.

( ) Transportes.

( ) Manuseio de materiais.

( ) Manutenção de estoques.

( ) Obtenção/suprimentos.

( ) Processamento de pedidos. 

A sequência está correta em 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Administrador |
Q623391 Administração de Recursos Materiais
Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico. Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo", analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja, como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.

( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.

( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.

A sequência está correta em 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: UFPB Prova: IDECAN - 2016 - UFPB - Administrador |
Q623392 Administração de Recursos Materiais
O transporte é uma das atividades mais importantes da atividade logística, pois consome cerca de um a dois terços de todos os custos envolvidos neste processo. Desta forma, é muito importante que as empresas que atuam no setor logístico, sejam muito criteriosas no processo de escolha do melhor modal de transporte a ser utilizado para a movimentação de suas mercadorias. Com relação aos modais de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: C