Questões de Concurso Público UERN 2016 para Técnico de Laboratório - Enfermagem

Foram encontradas 10 questões

Q765567 Enfermagem
A administração de medicamentos em idosos exige conhecimento sobre as mudanças fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento e que podem alterar os efeitos terapêuticos e tóxicos das drogas. Sobre essas mudanças fisiológicas e os efeitos dos medicamentos administrados nos indivíduos nessa faixa etária, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q765568 Enfermagem
A “Síndrome do Bebê Cinzento” caracteriza-se por vômitos, distensão abdominal, letargia, cianose, hipotensão, respiração irregular, choque e morte e pode ocorrer quando determinada droga é administrada nos recém-nascidos pela incapacidade que apresentam em conjugá-la e eliminá-la. “Como atravessa a placenta e é encontrada no leite, seu uso deve ser evitado em gestantes e lactantes, sendo contraindicada no terceiro trimestre de gestação pelo risco de desenvolvimento desta síndrome. A droga que causa tal síndrome é um antimicrobiano de amplo espectro de ação, cobrindo germes Gram+, Gram– e anaeróbios.” Trata-se de:
Alternativas
Q765569 Enfermagem

Sobre as sondas de alimentação, que são indicadas para pacientes que são incapazes de ingerir alimentos adequadamente, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao inserir uma sonda nasoenteral, se for encontrado resistência à passagem, a sonda deve ser forçada para que o procedimento não seja demorado e não cause maior desconforto ao paciente.

II. Em pacientes com suspeita de fratura de base de crânio, a sonda deve ser introduzida por via oral.

III. A ausculta de fluxos de ar na região epigástrica, enquanto se injeta ar na sonda, garante o seu posicionamento adequado.

IV. A intubação endotraqueal ou traqueostomia predispõe à má colocação da sonda e consequentes complicações pulmonares.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q765570 Enfermagem
De acordo com Stam e Coutino (1999), “a Infecção do Trato Urinário (ITU) é responsável por 35 a 45% de todas as infecções adquiridas no hospital, sendo essa a causa mais comum de infecção nosocomial. Entre os pacientes que são hospitalizados, mais de 10% são expostos temporariamente à cateterização vesical de demora, o fator isolado mais importante que predispõe esses pacientes à infecção”. São cuidados de enfermagem que visam a prevenção de infecções relacionadas à cateterização vesical de demora de duas vias mantidas a longo prazo, EXCETO:
Alternativas
Q765571 Enfermagem
O ponto antropométrico que representa a parte mais alta do crânio é chamado de:
Alternativas
Q765572 Enfermagem
O corpo humano do adulto é formado por:
Alternativas
Q765573 Enfermagem
Alguns formatos de tórax são característicos de certas patologias. Indivíduos que apresentam doenças pulmonares obstrutivas crônicas, bronquites ou enfisema geralmente têm tórax em formato:
Alternativas
Q765574 Enfermagem
A sulfadiazina de prata é indicada no tratamento de feridas com grande potencial de infecção como queimaduras, úlceras de membros inferiores, úlceras de pressão e feridas cirúrgicas. Sobre este medicamento, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q765575 Enfermagem
O cateter venoso central de inserção periférica (PICC) é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia, infusões hipertônicas, entre outras. Tem sido utilizado em unidades neonatais com frequência cada vez maior. No caso de inserção no membro superior, a posição ideal da ponta do cateter, se posicionado em nível central, é quando estiver localizado:
Alternativas
Q765576 Enfermagem

Analise as afirmativas a seguir sobre diabetes gestacional.

I. O rastreamento do diabetes gestacional deve ser feito nas gestantes que apresentam resultado de glicose plasmática de jejum ≥ 110 mg/dl e/ou presença de qualquer fator de risco para o diabetes gestacional.

II. Toda gestante com rastreamento positivo e/ou qualquer fator de risco deve ser submetida à confirmação diagnóstica com teste oral de tolerância à glicose após a ingestão de 75 g de glicose.

III. História de óbito fetal, sem causa aparente em gestação anterior, é considerado um fator de risco para o diabetes gestacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: B
6: C
7: A
8: D
9: C
10: D