Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Reumatologia

Foram encontradas 15 questões

Q1349356 Medicina
O termo síndrome de Reiter, proposto em 1942, por Bauer e Engleman, atualmente está restrito aos casos caracterizados pela tríade uretrite, artrite e conjuntivite, que ocorre após infecção gênito-urinária ou gastrointestinal; está incluído no grupo das artrites reativas. O moderno conceito de artrite reativa dentro do grupo das espondiloartropatias requer a presença de uma oligoartrite associada à evidência de infecção precedente. São agentes bacterianos que predominam na etiologia pós-disentérica, EXCETO:
Alternativas
Q1349357 Medicina
A síndrome de Reiter é condição rara, de distribuição universal. Acomete, preferencialmente, indivíduos adultos do sexo masculino. Caracteriza-se por poliartrite periférica soronegativa, com duração mais longa do que um mês, manifestando-se, geralmente, após quadro infeccioso disentérico ou urogenital. Acometimentos mucocutâneo, ungueal e ocular são comuns. A tríade clínica da síndrome é composta por artrite, uretrite e cojuntivite. São manifestações clínicas que podem estar associadas à tríade clássica da síndrome de Reiter, EXCETO:
Alternativas
Q1349358 Medicina
Atualmente, a síndrome de Reiter é uma reação pós-infecciosa que se apresenta como artropatia com um dos seguintes sintomas: uretrite, cervicite, disenteria, conjuntivite ou manifestação mucocutânea. Assinale, a seguir, a manifestação mucocutânea que acontece com maior frequência.
Alternativas
Q1349359 Medicina
“O quadro articular clássico é o de poliartrite migratória, acometendo, principalmente, grandes articulações periféricas, descrito como ‘artrite bailarina’, por migrar de articulação em articulação e, no final, fixar-se em uma delas. Geralmente, há tenossinovite importante (principalmente em mãos, punhos, tornozelos e joelhos) associada com edema de partes moles e dor desproporcional aos achados de exame físico. Durante a fase poliarticular, em 75% dos casos, ocorrem pústulas indolores com bases eritematoses e centro necrótico hemorrágico, preferencialmente, em extremidades.” O quadro clínico anterior se refere ao encontrado na artrite
Alternativas
Q1349360 Medicina
A artrite psoriásica é uma artrite inflamatória, soronegativa para o fator reumatoide, associada à psoríase cutânea. A psoríase cutânea é uma doença bastante frequente, podendo acometer até 1% a 2% da população; em média, 5% a 10% dos pacientes com psoríase cutânea evoluirão com artrite psoriásica. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da artrite psoriásica.
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: C
4: D
5: C