Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Foram encontradas 15 questões

Q1349311 Psiquiatria
Sobre a enurese noturna, definida como uma micção involuntária durante o sono pelo menos duas vezes por semana em crianças sem anomalias congênitas ou adquiridas, do trato urinário ou do sistema nervoso, em idade na qual o controle esfincteriano habitualmente está presente, marque a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349312 Psiquiatria
A síndrome de Rett é diagnosticada, geralmente, entre 6 a 18 meses de idade. Embora traços autísticos estejam presentes, essa síndrome constitui-se em um quadro diverso. São critérios obrigatórios para o seu diagnóstico, EXCETO:
Alternativas
Q1349313 Psiquiatria
Segundo diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Brasil, Ministério da Saúde, 1990), quando comete um ato infracional, o adolescente é apreendido pela polícia e encaminhado a uma das delegacias especializadas, que são denominadas Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA, podendo ser liberado, dependendo da infração. Depois de avaliado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, o adolescente receberá uma das seguintes medidas socioeducativas: advertência, obrigação de reparar dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade, ou internação. Sobre as medidas socioeducativas, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349314 Psiquiatria
Desde 1920, a palavra “menor” passou a referir-se e indicar a criança com relação à situação de abandono e marginalidade, além de definir sua condição civil e jurídica e os direitos daí oriundos. Considerando a afirmativa anterior e as definições de tutela e pátrio poder, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1349315 Psiquiatria

A criança nasce como um ser indiferenciado, isto é, a princípio não faz nenhuma distinção entre o “eu” e os objetos externos. Gradativamente, no entanto, sua movimentação no sentido de explorar o ambiente permitirá que ocorra, por parte da criança, a diferenciação entre sujeito e objeto. Essa ideia relativa a um aspecto inicial do desenvolvimento chamado de “narcisismo primário”, no qual a criança pensa somente em si mesma, é uma precursora da relação com o objeto e, como tal, foi descrita pela psicanálise. Com base no modelo psicanalítico de desenvolvimento sexual, relacione adequadamente as fases às respectivas características.


1. Fase oral.

2. Fase anal.

3. Fase fálica.

4. Fase de latência.

5. Fase genital.


( ) Base para a dependência de outros.

( ) O narcisismo converte-se no amor ao outro com significados próprios e altruístas.

( ) Desenvolvimento social, aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o ajustamento no cotidiano.

( ) O caráter retensivo determinará obstinação, avareza e compulsividade, e o caráter expulsivo determinará crueldade e destrutividade.

( ) A identificação com os pais emerge na medida da resolução do complexo de Édipo. Desenvolve-se o superego.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: B