Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Foram encontradas 15 questões

Q1361741 Medicina
Entre os principais fatores prognósticos nos casos de tumores malignos de glândulas salivares encontram-se a localização, o grau de diferenciação, o estádio clínico do tumor e o tipo histológico. Assinale, a seguir, o tipo de tumor maligno de glândulas salivares mais comum. 
Alternativas
Q1361742 Medicina

Sobre os tumores de glândulas salivares, analise.

I. A biópsia incisional só deverá ser realizada quando o diagnóstico histopatológico definir a extensão da cirurgia.

II. Usualmente, os tumores de parótida apresentam melhor prognóstico quando comparados aos tumores de glândula submandibular.

III. O tratamento preconizado para neoplasias submandibulares de baixo grau de malignidade, estádio I, trata-se da submandibulectomia e do esvaziamento da região submandibular.

IV. Nos tumores malignos de parótida estádio III, o tratamento de escolha é o cirúrgico.

Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Q1361743 Medicina
De acordo com o seguimento pós-operatório de tumores da glândula tireoide e as orientações do Instituto Nacional do Câncer, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1361744 Medicina
Os fatores que afetam o prognóstico dos tumores malignos bem diferenciados de tireoide estão relacionados ao tumor, ao paciente e ao tratamento estabelecido. Qual é o fator prognóstico mais importante na presença deste tipo de tumor? 
Alternativas
Q1361745 Medicina
Acerca dos tumores diferenciados da glândula tireoide, a determinação dos grupos de risco é de extrema importância na seleção de pacientes para cirurgia radical ou parcial da tireoide e para a determinação do prognóstico. Segundo as recomendações do Instituto Nacional do Câncer, “um paciente com 50 anos, que apresenta um carcinoma papilífero de tireoide, no qual o tumor mede 2,5 cm, é intraglandular e metástases ausentes”, classifica-se quanto ao grupo de risco como  
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: E