Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Fisioterapeuta |
Q1340539 Fisioterapia

Atividades funcionais são aquelas identificadas por um indivíduo como essenciais para a manutenção do bem-estar físico e psicológico, bem como para a criação de um senso pessoal de vida significativa. Dentre as quatro principais categorias de funcionamento (função), analise.


I. A função física refere-se àquelas habilidades sensório-motoras necessárias ao desempenho das atividades diárias usuais.

II. A função mental diz respeito à capacidade intelectual ou cognitiva de um indivíduo.

III. A função afetiva refere-se às habilidades afetivas e estratégicas de lidar com problemas e dificuldades, necessárias para fazer frente aos “percalços” do dia a dia, bem como eventos mais traumáticos e estressantes com que cada indivíduo se depara no curso de sua vida.

IV. A função social implica na capacidade de um indivíduo interagir com outras pessoas de forma bem-sucedida, no desempenho dos papéis e obrigações sociais.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Fisioterapeuta |
Q1340546 Fisioterapia

Um programa de reabilitação interdisciplinar é essencial para pacientes com doenças neuromusculares, na tentativa de preservação da sua independência funcional, inserção social, familiar e profissional, além da elevação da sua autoestima e de sua família. Acerca das alternativas que fazem parte dos objetivos e atuação fisioterapêutica nesses pacientes, analise.


I. Retardar e/ou minimizar a instalação de encurtamentos e deformidades.

II. Estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e atividades motoras.

III. Estimular as reações de equilíbrio, proteção e retificação.

IV. Estimular a marcha.


Estão corretas as alternativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Fisioterapeuta |
Q1340548 Fisioterapia

Define-se hidroterapia como sendo o tratamento de doenças por meio da água, mediante aplicações externas. A fisioterapia aquática refere-se à terapia de reabilitação física realizada na água. Acerca das precauções e contraindicações a este método, analise.


I. Cardiopatias graves, já que têm aumento de volume, força de contração e, portanto, esforço cardíaco quando em imersão.

II. Processos alérgicos conhecidos e estabelecidos (dermatológicos ou respiratórios) a um ou mais produtos usados no tratamento da água.

III. Tumores, sobretudo os metastáticos, devido ao aumento do metabolismo e circulação de volume sanguíneo promovido pela imersão.

IV. Doenças renais, sobretudo as que cursam com insuficiência renal, devido, principalmente, ao importante aumento da diurese com a imersão.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Fisioterapeuta |
Q1340549 Fisioterapia
O Treinamento Ativo-Resistido (TAR) pode ser classificado como tendo tanto um efeito no condicionamento quanto na reabilitação. O procedimento em ambas as áreas para aumentar a força muscular, a potência e a tolerância é essencialmente o mesmo. Dentre as limitações fisiológicas deste método, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Fisioterapeuta |
Q1340552 Fisioterapia

Considera-se paciente crítico aquele que apresenta uma patologia grave, com alto risco de vida e que necessita de medidas extraordinárias de suporte, tais como drogas vasoativas, antibióticos, ventilação mecânica, sedação e relaxantes musculares, nutrição artificial etc. A polineuropatia do paciente crítico é uma patologia que acomete o SNP e torna-se evidente por uma primeira manifestação clínica em nível muscular (fraqueza muscular). Sobre esta situação clínica, analise.


I. O paciente crítico, submetido a um tempo longo de ventilação mecânica, acaba por aumentar o índice de citosinas inflamatórias séricas.

II. Com a debilidade nutricional, a qual o paciente crítico apresenta, torna progressivamente menos eficaz sua resposta imunitária.

III. O tempo elevado de confinamento em leito favorece o aparecimento e agravamento de anormalidades neuromusculares.

IV. Com a ampliação do quadro de fraqueza muscular, acaba por elevar o grau de dependência de ventilação mecânica, que, por sua vez, compromete o prognóstico do paciente, diminuindo progressivamente sua qualidade de vida.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: A