Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Fisioterapeuta - Terapia Intensiva

Foram encontradas 17 questões

Q1340561 Fisioterapia

A Pressão Expiratória Positiva Final (PEEP) é a manutenção supra-atmosférica ao final da fase inspiratória da respiração durante a ventilação mecânica. Sobre a PEEP, analise as afirmativas.


I. A melhora da oxigenação, após a aplicação da PEEP, em pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) pode ser explicada pelo aumento da Capacidade Residual Funcional (CRF) e pela redistribuição do fluxo sanguíneo intrapulmonar.

II. O ajuste da PEEP ideal pode ser baseado na curva pressão-volume, que representa a soma do comportamento de todas as unidades pulmonares e, quanto mais homogêneos os pulmões, mais difícil determinar o ponto ideal da perda do recrutamento alveolar na expiração.

III. A PEEP age como medida terapêutica conforme estabiliza pequenas vias aéreas e aumenta a drenagem linfática em tecidos pulmonares.

IV. A redução do trabalho respiratório ocorre pela melhora da complacência pulmonar e redução da PEEP intrínseca após aplicação da PEEP.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q1340562 Fisioterapia
O incentivador inspiratório (espirômetro de incentivo) é utilizado para mimetizar os suspiros naturais. Sobre este recurso terapêutico, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1340563 Fisioterapia
Na maioria dos hospitais dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a fisioterapia é vista como parte integral da equipe multiprofissional e desempenha um importante papel, incluindo as terapias de remoção de secreção, sobre as quais, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1340564 Fisioterapia

Alguns modos/estratégias ventilatórias são utilizadas em pacientes que apresentam disfunções ventilatórias persistentes após a ventilação convencional. Em relação à Ventilação com Relação Inversa (IRV) e à Ventilação Pulmonar Independente (ILV), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Na IRV ciclada por volume e com fluxo controlado, a redução da frequência respiratória do paciente, através do uso de sedativos, promove uma hiperdistensão pulmonar associada com auto-PEEP.

( ) A IRV é utilizada com o objetivo de aumentar a oxigenação, pois uma auto-PEEP é gerada pelo aumento do tempo inspiratório e redução do tempo expiratório, impedindo o esvaziamento alveolar completo.

( ) A ILV é indicada em cirurgia pulmonar e em pacientes com doenças pulmonares unilaterais, como na atelectasia unilateral refratária e pneumonia unilateral.

( ) O desmame na ILV deve ser realizado após a melhora das condições ventilatórias do paciente, sendo importante manter a diferença de PEEP entre os dois pulmões acima de 5 cmH2O.


A sequência está correta em

Alternativas
Q1340565 Fisioterapia

A redução da oxigenação em pacientes críticos deve ser tratada e monitorizada sob vigilância extrema. Acerca da monitorização da oxigenação na Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas.


I. O gradiente alvéolo-arterial de O2 (GA–aO2) é uma forma indireta de avaliar a relação ventilação/perfusão. Um GA–aO2 de 50 mmHg para um paciente que inspira oxigênio puro representa alteração da oxigenação, devido à presença de shunt significativo.

II. Em pacientes que evoluem com hipoxemia secundária à hipoventilação, o GA–aO2 apresenta-se dentro da normalidade.

III. O valor normal da relação PaO2/FiO2 é de 450 a 500, sendo 300 o limite inferior quando se considera uma PaO2 de 60 mmHg em pacientes respirando ar sem oxigênio suplementar.

IV. A redução da saturação do sangue venoso misto ocorre pela redução do débito cardíaco, da saturação arterial de O2 e nos estados hipermetabólicos.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: A
5: E