Questões de Concurso Público CNEN 2014 para Técnico em Dosimetria Externa
Foram encontradas 21 questões
Sobre dosímetros, analise as afirmativas.
I. Para a escolha do detector deve‐se avaliar, entre outros parâmetros, o custo, a facilidade de operação e a manutenção.
II. Monitor que mede uma grandeza radiológica ou operacional e fornece resultados relacionados ao corpo inteiro, órgão ou tecido humano.
III. Devem apresentar resultados em dose absorvida ou dose equivalente (ou taxa) e serem construídos com material tecido‐equivalente.
IV. Não podem ser utilizados em medições absolutas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação às emulsões fotográficas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A presença da prata metálica após o processo de revelação está relacionada à quantidade de radiação a que foi submetida a emulsão.
( ) Os íons Ag1+ da emulsão são sensibilizados pela interação direta com nêutrons e fótons que apresentam energia acima da energia da luz visível.
( ) No caso de fótons, para aplicações em raios‐x diagnóstico, as telas com substâncias cintiladoras utilizadas em contato com a emulsão podem aumentar em até 10 vezes a sensibilização da emulsão.
( ) Para a detecção de nêutrons térmicos, normalmente são utilizadas folhas de cádmio ou de gadolínio. Neste caso, a radiação α será responsável por sensibilizar o filme.
A sequência está correta em
Acerca do detector Geiger Müller, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Funciona como um contador, não sendo capaz de discriminar energias.
( ) É necessária a utilização de um pré‐amplificador para o correto processamento do sinal, uma vez que a amplitude do pulso de saída formada no detector é baixa.
( ) É mais indicado para a detecção de nêutrons do que o detector proporcional, pois apresenta melhor resposta e permite a espectroscopia dessas partículas.
( ) Não pode ser utilizado para estimar grandezas como dose e exposição.
A sequência está correta em
A utilização de materiais cintiladores para detecção de radiação é muito antiga. São características de um bom material cintilador, EXCETO:
Em relação aos cintiladores primários e secundários, analise.
I. As principais substâncias básicas usadas nos cintiladores primários são as de natureza aromática: bifenil, oxidiazol, naftaleno, oxazol e fenil.
II. A polifenoloxidase (PPO) representa um dos cintiladores primários mais utilizados, com boa solubilidade na presença de soluções aquosas e em baixas temperaturas.
III. A principal função do cintilador secundário é absorver a energia oriunda das moléculas excitadas do solvente e emitir esta energia em forma de luz.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Acerca da cintilação líquida, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Agente extintor é uma substância química que absorve parte da energia liberada na solução cintiladora e a dissipa produzindo fótons.
( ) O agente extintor permite variar a eficiência de detecção do equipamento.
( ) Entre as substâncias mais utilizadas como agente extintor estão o tetracloreto de carbono e o nitrometano.
( ) Por meio desta técnica, é possível realizar a medição da atividade de radionuclídeos emissores de radiação alfa, beta e gama.
A sequência está correta em
Em relação à interação da radiação com um material semicondutor, analise.
I. A energia média gasta para criar um par elétron‐buraco é denominada energia de ionização e depende do tipo e da energia da radiação incidente.
II. A diminuição da influência do ruído eletrônico nos detectores semicondutores quando comparados a outros detectores proporciona melhoria na relação sinal‐ruído.
III. Em um detector típico a gás, a energia necessária à criação de um par de íons é inferior à energia necessária para criar um par elétron‐buraco em um material semicondutor.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Acerca dos detectores de radiação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os detectores de diodo de silício constituem o principal tipo de detector para radiação Ɣ.
( ) Mesmo quando não estão em funcionamento, os detectores de diodo de silício devem ser mantidos à temperatura de 77 K.
( ) Entre as vantagens do detector de germânio dopado com lítio estão a resolução excepcional, a boa estabilidade, o excelente tempo de coleta de carga e o tamanho pequeno (1 a 5 cm2 de área).
( ) Os detectores de germânio constituem um dos tipos mais utilizados em laboratórios para identificação de radioisótopos presentes em materiais.
A sequência está correta em
Em relação à interação da radiação com a matéria, analise.
I. O termo interação é aplicado aos processos nos quais a energia e/ou a direção da radiação indiretamente ionizante é alterada.
II. No processo de transferência de energia de uma radiação incidente para a matéria, as radiações indiretamente ionizantes atuam por meio de seu campo elétrico e transferem sua energia para muitos átomos ao mesmo tempo.
III. Os elétrons, partículas α e fragmentos de fissão constituem radiações indiretamente ionizantes.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Entre os detectores de radiação estão os que utilizam materiais semicondutores. Assinale a alternativa que NÃO representa um detector que utiliza material semicondutor.
A grande maioria dos detectores de radiação transforma os sinais da interação da radiação com o material sensível do detector em sinais elétricos. Em seguida, estes sinais são processados em uma cadeia de medição. Assinale a alternativa que NÃO representa um dispositivo da cadeia de medição.
Sobre a secção de choque, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É a probabilidade de interação por unidade de fluência de partículas de uma radiação por centro de interação do material.
( ) Seu símbolo de grandeza é Γ.
( ) Como é utilizada para dimensões da ordem do raio do núcleo, a grandeza warn (w) é utilizada e vale 10–18 m2.
( ) Os símbolos de dimensão e unidade no SI são, respectivamente, L2 e m2.
A sequência está correta em
Acerca da radiação de freamento, analise.
I. Origina‐se a partir da conversão de parte da energia de movimento de partículas carregadas em radiação eletromagnética.
II. São originadas a partir de partículas carregadas, principalmente elétrons.
III. Denomina‐se, ainda, raios‐x de freamento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre o efeito Rayleigh, assinale as afirmativas.
I. Nas interações de fótons de alta energia com elétrons pouco ligados ocorre um processo onde o átomo todo absorve o recuo e o fóton praticamente não perde energia.
II. A direção predominante de espalhamento do fóton é para a frente.
III. O efeito Rayleigh tem maior probabilidade de ocorrência para altos valores, tanto de energia dos fótons quanto de número atômico do material irradiado.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Em relação ao efeito fotoelétrico, analise as afirmativas.
I. Para que este efeito ocorra com um elétron em particular, a energia do fóton deve ser menor do que a energia de ligação do elétron (Be) no átomo.
II. A probabilidade de interação é máxima quando a energia do fóton for igual à energia de ligação Be.
III. Quando a energia do fóton atinge a energia de ligação da camada K, há uma descontinuidade na curva que descreve a probabilidade de interação em função da energia, chamada de pico de absorção K.
IV. Efeito similar ao pico de absorção K não ocorre para a camada L.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sobre o efeito Compton, analise as seguintes afirmativas.
I. No efeito Compton, o fóton transfere apenas uma parte de sua energia para uma partícula carregada e continua seu percurso dentro do material em outra direção.
II. Um fóton de energia fixa pode originar partículas carregadas apresentando valores de energia variando entre zero e um valor máximo.
III. A informação associada à partícula carregada emergente é desinteressante sob o ponto de vista da detecção da energia do fóton incidente.
IV. A partícula α é a partícula carregada mencionada nas afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sobre os efeitos radioinduzidos, analise.
I. O câncer e a leucemia são exemplos de efeitos estocásticos.
II. O período de aparecimento do câncer após a exposição de um indivíduo à radiação pode chegar a até 40 anos.
III. Efeitos genéticos ou hereditários têm caráter cumulativo e dependem da taxa de absorção da dose.
IV. Para efeito de segurança, considera‐se que o efeito biológico produzido por radiação ionizante é de caráter cumulativo, ou seja, despreza‐se o reparo do dano.
Estão corretas apenas as afirmativas
A obtenção de imagens de órgãos, tecidos e sistemas do corpo humano pode ser realizada por intermédio de radiofármacos apropriados. Assinale a alternativa que não relaciona o radiofármaco utilizado ao seu respectivo órgão ou tecido de incorporação.
Acerca da síndrome de irradiação aguda, analise.
I. É o conjunto e a sucessão de sintomas que aparecem em vítimas expostas a doses de radiação variando entre leve e moderada.
II. Estas exposições ocorrem em situações envolvendo fontes radioativas ou feixes de radiação produzidos por geradores de radiação ionizante, como aceleradores de partícula, reatores e máquinas de raios‐x.
III. Os sistemas mais susceptíveis a apresentar algum tipo de efeito são: circulatório (tecido hematopoiético), gastrointestinal e nervoso central.
IV. Os efeitos são tardios e, quando os sintomas aparecem, o grau de dano causado já pode ser severo, irreparável e até letal.
Estão corretas as afirmativas
As fontes artificiais de radiação são dispositivos que utilizam reações nucleares ou eletricidade como fonte de energia para gerar radiação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um gerador de radiação.