Questões de Concurso Público SAAE de Aracruz - ES 2026 para Técnico Químico

Questões Discursivas

Foram encontradas 12 questões

Q4193072 Química
Durante a modernização do laboratório de pesquisa, uma equipe instalou novos computadores para utilização em softwares de edição de imagens, armazenamento em nuvem e elaboração de relatórios administrativos. Após alguns dias, surgiram situações distintas:

Em uma máquina, o sistema operacional demorava excessivamente para iniciar, embora os arquivos fossem abertos rapidamente depois do carregamento completo; em outra, o teclado deixou de responder apenas em determinadas portas; um terceiro computador apresentava lentidão ao alternar entre vários programas abertos simultaneamente; já em um equipamento recém-formatado, os usuários conseguiram salvar arquivos, mas não localizaram o programa responsável por editar planilhas eletrônicas.

Ao analisar os casos, o técnico concluiu corretamente que o problema relacionado à execução simultânea de vários programas estava mais diretamente associado ao componente responsável pelo armazenamento temporário de dados utilizados pelos processos em execução, enquanto a ausência do editor de planilhas estava ligada à inexistência de um tipo específico de software. Com base na situação descrita e nos conceitos fundamentais de hardware e software em ambiente Windows, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4193081 Química
Na rotina de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), o técnico em química é responsável pela identificação e pelo manejo adequado dos resíduos gerados nos processos de análise e tratamento. Entre as substâncias produzidas estão ácidos, bases, solventes e compostos de metais pesados, como mercúrio e cádmio. O gerenciamento seguro desses materiais exige que o profissional compreenda os critérios que os tornam perigosos e os procedimentos obrigatórios para seu acondicionamento, transporte e destinação final. Sobre os resíduos químicos de alta periculosidade gerados em uma ETA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4193082 Química
O uso correto das vidrarias volumétricas é fundamental para a precisão das análises realizadas em laboratório de controle de qualidade de água. Cada peça possui características técnicas específicas tolerância, classe de exatidão e finalidade que determinam sua aplicação correta em diferentes procedimentos analíticos. Associe cada vidraria/equipamento (Coluna I) ao seu uso principal (Coluna II): 

Coluna I:
1.Bureta.
2.Pipeta volumétrica.
3.Balão volumétrico.
4.Erlenmeyer.

Coluna II:
P.Preparo de solução com volume exato definido.
Q.Medição e adição de volumes variáveis em titulação.
R.Recepção da amostra e mistura durante titulação.
S.Transferência de volume fixo e exato de líquido.

A associação correta é:
Alternativas
Q4193085 Química
As propriedades físico-químicas das substâncias são determinadas, em grande parte, pelo tipo de ligação química presente em sua estrutura. O técnico em química deve dominar essas características para selecionar solventes, prever comportamentos em reações e interpretar dados de análise. Considere as assertivas a seguir:

I.Ligações covalentes são ligações químicas formadas pelo compartilhamento de elétrons de valência entre dois átomos.
II.Substâncias iônicas apresentam, em geral, altos pontos de fusão e ebulição devido à forte atração eletrostática entre íons de cargas opostas na rede cristalina.
III.A ligação metálica é caracterizada pela presença de elétrons deslocalizados em uma rede cristalina, o que confere aos metais propriedades como condutividade elétrica e maleabilidade.
IV.A molécula de água (H2O) é apolar, pois as duas ligações O-H são equivalentes em extensão e se cancelam simetricamente.

Estão corretas as assertivas:
Alternativas
Q4193086 Química
Em laboratório de análises ambientais, um técnico em química recebe uma amostra de mistura heterogênea composta por areia (sólido insolúvel), água e cloreto de sódio dissolvido (NaCl). A tarefa consiste em recuperar separadamente os três componentes areia, água pura e sal sólido utilizando a sequência adequada de operações unitárias de separação. Qual é a sequência correta de técnicas de separação para isolar areia, água pura e NaCl sólido, nessa ordem de obtenção?
Alternativas
Q4193088 Química
Um técnico em química realiza uma titulação ácido-base para determinar a concentração de uma amostra de ácido clorídrico (HCl). Utiliza como titulante uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) previamente padronizada, com concentração de 0,1 mol/L. Foram necessários 24,5 mL de NaOH para neutralizar completamente 20,0 mL da amostra de HCl. A reação de neutralização é: HCl + NaOH → NaCl + H2O. Com base nos dados da titulação, qual é a concentração molar do HCl na amostra analisada?
Alternativas
Q4193089 Química
No laboratório de análises ambientais de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), um técnico em química prepara uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 0,01 mol/L para calibrar o pHmetro e realizar análises de rotina. O HCl é um ácido forte que se dissocia completamente em solução aquosa. O técnico precisa calcular o pH esperado da solução a 25 °C para verificar se a calibração está correta. Qual é o valor de pH da solução de HCl 0,01 mol/L a 25 °C, sabendo que o ácido se dissocia completamente?

Sabendo que: pH= -log[H+] e 0,01=10-2 
Alternativas
Q4193090 Química
Durante a rotina de organização do laboratório de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), um técnico em química encontra quatro frascos parcialmente identificados, apenas com a fórmula química de cada substância. Para armazená-los corretamente e evitar reações indesejadas, ele precisa associar cada fórmula à sua respectiva função inorgânica antes de definir o local de estocagem. Associe corretamente cada composto (Coluna I) à sua função inorgânica (Coluna II):

Coluna I:
1.H2SO4
2.Ca(OH)2
3.NaCl
4. Fe2O3

Coluna II:
P.Base.
Q.Ácido.
R.Óxido.
S.Sal.

Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q4193091 Química
Em laboratório de análises físico-químicas de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), um técnico em química utiliza um espectrofotômetro UV-Vis para determinar a concentração de ferro (Fe2+) em amostras de água tratada. Para isso, constrói uma curva de calibração e verifica a linearidade do método, cujo fundamento teórico baseia-se na Lei de Beer-Lambert, que relaciona absorbância, concentração e caminho óptico. De acordo com a Lei de Beer-Lambert, é correto afirmar que a absorbância (A) de uma solução:
Alternativas
Q4193092 Química
A Ficha com Dados de Segurança (FDS), antes denominada Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), é um documento técnico obrigatório que reúne informações sobre as propriedades físicas, químicas e toxicológicas de substâncias, além de orientações sobre riscos, manuseio seguro e medidas de emergência. A seção 2 da FDS, exibida a seguir, apresenta a identificação de perigos de uma substância conforme o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), com classificação e respectivos pictogramas.

Q47.png (336×129)

Com base na imagem apresentada, assinale a alternativa que interpreta corretamente os perigos identificados para a substância.
Alternativas
Q4193093 Química
A cloração é a etapa de desinfecção mais utilizada nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Brasil, sendo responsável pela inativação de microrganismos patogênicos antes da distribuição da água tratada à população. Sobre o processo de cloração e seus parâmetros operacionais, analise as assertivas a seguir:

I.O ácido hipocloroso (HOCl), formado a partir da reação do cloro com a água, é o principal agente desinfetante, atuando por oxidação de enzimas essenciais e de componentes da membrana celular dos microrganismos patogênicos. 
II.O cloro residual livre é o cloro que permanece disponível na água após a satisfação da demanda inicial e é essencial para garantir a proteção sanitária da água ao longo de todo o sistema de distribuição até o ponto de consumo.
III.Conforme a legislação federal vigente, a água tratada destinada ao consumo humano deve apresentar concentração mínima de 0,2 mg/L de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição.

Conforme os princípios físico-químicos da desinfecção por cloração e a legislação brasileira sobre potabilidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q4193095 Química
Um técnico em química precisa preparar 500 mL de solução de NaOH a 0,1 mol/L para utilizar em uma série de titulações. O laboratório dispõe de um estoque de NaOH a 2,0 mol/L. O técnico deverá transferir o volume calculado da solução estoque para um balão volumétrico de 500 mL e completar com água destilada até a marca de aferição. Qual é o volume de solução estoque de NaOH 2,0 mol/L necessário para preparar 500 mL de solução 0,1 mol/L?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: X
6: C
7: D
8: D
9: B
10: C
11: C
12: B