Questões de Concurso Público Prefeitura de Serra - ES 2024 para Médico Neurologista Adulto
Foram encontradas 10 questões
Com base no texto sobre a trissomia do cromossomo 13, também conhecida como síndrome de Patau, assinale a alternativa correta.
I.O sistema límbico é um conjunto de estruturas que se estendem apenas pelo cérebro e tronco encefálico.
II.Possui duas divisões, chamadas de córtex límbico e estruturas límbicas profundas.
III.O córtex límbico é formado pela formação hipocampal, pela amígdala, pelo diencéfalo, pelo córtex olfatório, pelos gânglios da base, pela parte basal do cérebro e pelo tronco encefálico.
IV.De forma geral, a função do sistema límbico é controlar as emoções, o olfato e a homeostase.
Estão corretas as afirmativas:
(__)As meninges do encéfalo são chamadas de meninges espinais.
(__)A aracnoide craniana e espinal se localiza abaixo da dura máter. O espaço entre a dura e a aracnoide é chamado de espaço subdural.
(__)A pia-máter é uma bainha de camada dupla que consiste na dura-máter periosteal e na dura-máter meníngea.
(__)As meninges cranianas e espinais são contínuas umas com as outras através do forame magno.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I.A desmielinização costuma ser secundária a doenças infecciosas, isquêmicas, metabólicas ou hereditárias ou a uma toxina (álcool, etambutol).
II.Nas doenças desmielinizantes primárias, a causa é desconhecida, mas suspeita-se de um mecanismo autoimune, porque a doença algumas vezes ocorre após uma infecção viral ou vacinação viral.
III.A desmielinização deve ser considerada em qualquer paciente com deficits neurológicos inexplicáveis.
IV.As áreas mais afetadas do sistema nervoso central são encéfalo, medula espinal e nervos ópticos.
Estão corretas as afirmativas:
"Consiste em uma massa nuclear ovoide formada por quatro grupos de núcleos: os núcleos anterior, medial, lateral e intralaminar. Transmite informação motora e sensitiva entre o córtex cerebral e a periferia."
O trecho acima diz respeito ao:
I.Para o exercício da medicina, impõe-se a inscrição no Conselho Regional do respectivo estado, território ou Distrito Federal.
II.É vedado ao médico requerer desagravo público ao Conselho Regional de Medicina quando atingido no exercício de sua profissão.
III.A natureza personalíssima da atuação profissional do médico caracteriza relação de consumo.
IV.É direito do médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
Estão corretas as afirmativas: