Questões de Concurso Público CREA-ES 2023 para Consultor Engenheiro Eletricista
Foram encontradas 50 questões
João e Maria se perderam na floresta; ambos estão assustados.
A palavra destacada corresponde a:
2. Amanhã já se apagou
3. Se hoje eu te odeio
4. Amanhã lhe tenho amor
5. Lhe tenho amor
6. Lhe tenho horror
7. Lhe faço amor
8. Eu sou um ator
(RAUL SEIXAS. Metamorfose Ambulante. Rio de Janeiro. Universal Music: 1973.)
Neste recorte da música Metamorfose Ambulante, Raul Seixas repete a palavra "Se" nos três primeiros versos, conforme grifado acima. Acerca deste termo, assinale a alternativa correta:
I. Nunca troque o certo pelo errado.
II. Mais cedo, uma certa moça te procurou.
III. Estou certo de que tu perdeste o juízo.
IV. Às vezes você tem razão em certas coisas.
É CORRETO o que se afirma em:
O hino nacional brasileiro é dotado de diversas figuras de linguagem. No trecho destacado acima, pode-se observar o uso de uma importante figura de linguagem marcada pela extrema transposição de termos, de forma a produzir, intencionalmente, confusão na interpretação de sentido.
Assinale a alternativa que corresponde a figura de linguagem mencionada.
I. A disjunção é verdadeira desde que pelo menos uma das proposições seja verdadeira.
II. A proposição "r ↔ s" é falsa quando "r" e "s" são ambas verdadeiras ou ambas falsas e falsa quando "r" e "s" têm valores lógicos distintos.
III. A implicação é verdadeira quando o antecedente "x" é falso qualquer que seja o consequente "y". Esta situação pode ilustrar-se com a implicação "se cinco mais sete são quinze então a lua é de cristal" que é verdadeira uma vez que o antecedente é falso.
IV. A conjunção de duas proposições é falsa somente quando as duas proposições forem simultaneamente verdadeiras.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A inferência revela-se como uma conclusão de um raciocínio, uma expectativa, fundamentada em um indício, uma circunstância ou uma pista. Quando a inferência é dada como válida, significa que a nova proposição pode ser utilizada em outras inferências.
II. A analogia é uma premissa imparcial que direciona a uma outra premissa que agrega informações para encontrarmos uma conclusão. Estas premissas deverão ser verdadeiras ou falsas.
III. Modus Ponens (1ª premissa: p → q, 2ª premissa: p, onde a 1ª premissa é verdadeira, conclusão: q) e Modus Tollens (1ª premissa: p → q, 2ª premissa: ~q, negando a 2ª premissa, conclusão: ~p) são regras de inferências.
IV. A dedução parte da premissa universal (uma certeza) para poder chegar a uma conclusão, ou seja, ela vai do todo a uma parte. Ela parte de algo abrangente para descobrir uma verdade particular. Exemplo: Carlos é natural de Salvador. Salvador é uma cidade da Bahia. Quem nasce na Bahia é baiano. Logo, Carlos é baiano.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. As impressoras plotter, consistem em tipos de impressoras recomendados para empresas de arquitetura, engenharia e artes gráficas. Atendem uma demanda de impressão, cópia e digitalização, como, por exemplo, de cartazes e banners.
II. As impressoras a laser utilizam pó (toner) que substitui o cartucho de tinta convencional. Seu método de impressão consiste num aquecimento que faz grudar o pó no papel, dando origem aos textos e imagens desejados.
III. As impressoras matriciais são as impressoras mais modernas do mercado, rápidas e impressão de qualidade média. Utiliza um sistema de impressão através de impacto com agulhas contra uma fita sobre papel.
IV. As impressoras de tinta sólida, utilizam blocos sólidos de tinta que são derretidos para serem aplicados no papel. A fixação da tinta é feita por meio de um fusor. Esse método é muito utilizado na impressão de embalagens e muito parecido com o das impressoras de cera térmica.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O backup completo contém todas as informações existentes na máquina. Geralmente o backup completo é utilizado de forma semanal ou mensal, a depender do volume de dados a ser copiado, e ele que facilita na hora da restauração dos arquivos.
II. O backup incremental gera um backup baseado no último backup feito, salvando apenas arquivos que foram modificados desde o último backup, completo ou não.
III. O backup diferencial salva apenas arquivos que foram modificados a partir do último backup completo, é uma rotina de backup mista, que compõe backups completos e diferenciais, que apesar de ocupar mais espaço em disco, não possui uma logística de restauração complexa como o incremental.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A URL especifica o modo de navegação (segura com criptografia ou normal) e o protocolo de busca da página. O HTML é o protocolo que tem como função identificar o padrão da navegação na web.
II. HTTP (HyperText Transfer Protocol) Protocolo de transferência de Hipertexto, é o protocolo utilizado para transferências de páginas Web. É o protocolo de identificação e transferência de documentos na Internet.
III. A www é um sistema em hipermídia, ou seja, é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação, executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.
IV. Os cookies são arquivos que contêm pequenos fragmentos de dados (como um nome de usuário e uma senha) que são trocados entre o computador de um usuário e um servidor Web para identificar usuários específicos e melhorar a experiência de navegação.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O windows é considerado um software básico, ou seja, essencial para o funcionamento da máquina e possui o código fonte aberto.
II. O windows é um sistema operacional monolítico, multitarefa e multiusuário.
III. O sistema operacional windows possui multiprocessamento, dual biotecnologia e os usuários podem ter poderes limitados ou ilimitados.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O protocolo POP3, é utilizado quando se deseja acessar e gerenciar um servidor de correio eletrônico que contenha mensagens de uma conta ou usuário, usando um dispositivo para o acesso.
II. O protocolo IMAP, é o protocolo pelo qual se realiza a transferência de conteúdo de uma conta de e-mail para um dispositivo de usuário, como por exemplo, um smartphone ou notebook.
III. O protocolo SMTP, é o protocolo que é utilizado quando uma mensagem é transferida de um remetente para um destinatário.
IV. O protocolo DNS é utilizado em grandes quantidades de trocas, nas quantidades de mensagens e contas existentes, introduzindo alguns elementos para indexação de todos os dados.
Assinale a alternativa CORRETA.