Questões de Concurso Público SAAE de Linhares - ES 2019 para Técnico em Química

Foram encontradas 10 questões

Q2855568 Química

O tratamento convencional remove partículas em suspensão, microrganismos e partículas coloidais. A remoção destas partículas se dá através dos processos de coagulação, floculação e decantação. As reações químicas envolvidas no tratamento se processam, principalmente, na etapa de coagulação. Ocorre a reação do sulfato de alumínio com a água, formando várias espécies químicas. Assinale a alternativa incorreta que não representa uma formação espécies química após a reação mencionada.

Alternativas
Q2855594 Química

Uma solução tampão pode ser constituída por uma solução moderadamente concentrada de ácido forte ou de base forte, isto é, soluções de ácidos e bases fortes com pH nas extremidades da escala de pH, respectivamente. Assinale alternativa que representa corretamente a variação de pH para soluções de bases fortes.

Alternativas
Q2855595 Química

A alcalinidade é definida como a capacidade da água em neutralizar ácidos. Pode ser atribuída à presença de carbonatos e bicarbonatos provenientes da ação erosiva da água sobre os solos e rochas. Pode se dizer em relação a alcalinidade:

(__)- A alcalinidade da água é causada por íons: OH- = Hidróxido, HCO3 = Bicarbonato e CO3 = Carbonatos;

(__)- Os reagentes utilizados na determinação da alcalinidade são: Metil orange - 4 gotas, Fenolfetaleina – 10 gotas e Ácido Sulfúrico N/25;

(__)- Se não der coloração com a fenolfetaleina é porque não há alcalinidade a fenolftaleina;

(__)- A alcalinidade da água serve para reagir com o sulfato de alumínio.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Q2855603 Química

O ensaio de coagulação (Jar-test) é um procedimento de rotina em estações de tratamento de água para determinar a dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento. Para realizar este ensaio, é necessário que se conheça previamente as seguintes características da água bruta:

I- DBO;

II- Cor;

III- Temperatura;

IV- Alcalinidade.

Dos itens acima:

Alternativas
Q2855605 Química

O processo de titulação é usado em técnicas de determinação volumétrica e consta, basicamente, da adição de uma solução padrão, gota a gota, a uma amostra sob agitação constante. Em relação ao processo de titulação, analise:

I- Quando o ponto final é indicado pelo aparecimento de uma turvação, é recomendável fazer a visualização contra um fundo branco;

II- A solução contendo o constituinte a determinar é transferida para um frasco Erlenmeyer ou similar;

III- Esta técnica é realizada com o auxílio de uma bureta e o ponto final da reação é dado através da visualização da mudança de coloração de um indicador adequado ou através de um medidor de pH.

Dos itens acima:

Alternativas
Q2855608 Química

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. São construídos a partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos. Estes tipos são agrupados em cinco grupos classificados por cores. Assinale a alternativa correta que representa as cores utilizadas na construção de um mapa de risco.

Alternativas
Q2855610 Química

As balanças para laboratórios podem ser usadas para muitas finalidades diferentes, que vão desde a medição de ingredientes químicos. Pode ser dizer em relação aos tipos de balança:

(__)- A Balança Semi Analítica se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais;

(__)- A Balança Analítica tem seu uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou quantidade relativa;

(__)- Para a medida da massa dos reagentes e demais itens participantes dos inúmeros experimentos são utilizados as balanças de precisão e as Balanças Analíticas;

(__)- A Balança Analítica, pode obter uma precisão de 0,001g, já a Balança Semi Analítica pesa com precisão até 0,0001g.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Q2855612 Química

Os indicadores ácido-base são compostos orgânicos, que se comportam como ácidos fracos (indicadores ácidos) ou bases fracas (indicadores básicos) e mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa estreita da escala de pH, chamada zona de transição. Assinale a alternativa correta que representa a zona de transição do Azul de bromotimol.

Alternativas
Q2855613 Química

O cuidado com limpeza dos materiais utilizados em laboratório é essencial para evitar contaminações e problemas com os resultados dos experimentos analisados. Em relação aos compostos químicos utilizados na desinfecção, analise:

I- Os halogênios são agentes oxidantes que realizam a inibição de enzimas com grupos inibição de enzimas com grupos –SH e –NH2, tendo como exemplo: Cl2 + H2O -> HOCl+ H+ + Cl- ;

II- O ozônio pode ser utilizado na desinfecção da água – O3, com vantagem de ser microbicida sem contaminantes, porém com desvantagem como custo oneroso, sem atividade residual;

III- Agentes alquilantes promovem a alquilação de grupos –COOH, -OH,-SH e -NH2 de enzimas, inativando-as, como exemplo temos: Formaldeído (38%) e Lisofórmio (3-8%).

Dos itens acima:

Alternativas
Q2855618 Química

Os ácidos são substâncias compostas que em solução que em solução aquosa liberam como cátion o hidrogênio (H+ ). Em relação às características gerais dos ácidos, responda (V) verdadeiro ou (F) falso:

(__)- Deixam color à solução alcoólica de fenolftaleína;

(__)- Desidratam a matéria orgânica;

(__)- Neutralizam bases formando sal e água;

(__)- Apresentam sabor azedo.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: C
6: C
7: A
8: E
9: B
10: E