Questões de Concurso Público Prefeitura de Horizonte - CE 2023 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 7 questões

Q2343958 Saúde Pública
As epidemias sempre estiveram presentes na história das coletividades humanas. A par disso, os contextos sociais dos modos de produção, associados aos fatores econômicos, condicionaram modificações no ambiente e nas estruturas urbanas e rurais que favoreceram e ainda favorecem a sua ocorrência. Sobre as medidas de proteção à saúde dos agentes de combate às endemias (ACE), é correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2343959 Saúde Pública
As arboviroses, notadamente a Dengue, presentes no país há cerca de quatro décadas, são um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, sobretudo com a cocirculação de Chikungunya e Zika, a partir de 2015. Sobre o Plano de Contingência para resposta às emergências em Saúde Pública por Dengue, Chikungunya e Zika, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2343961 Saúde Pública
A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) é realizado no Ceará desde 1977, e hoje atinge 33 dos 184 municípios no Estado. Sobre a Esquistossomose é correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2343962 Saúde Pública
A Dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. A doença é em geral debilitante e autolimitada, e a maioria dos pacientes apresentam evolução clínica benigna e se recupera. No entanto, uma parte pode evoluir para formas graves, inclusive óbitos. Sobre a Dengue é correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2343963 Saúde Pública
As Leishmanioses são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde pública, representam um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica. No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma das afecções dermatológicas que merece mais atenção, devido à sua magnitude e risco de ocorrência de deformidades que pode produzir no ser humano. Sobre a doença é correto o que se afirma em:

I. A Leishmaniose tegumentar constitui um problema de saúde pública em países distribuídos em quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia).

II. A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear.

III. O parasita apresenta duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D