Questões de Concurso Público Câmara de Porto Velho - RO 2026 para Analista de Tecnologia e Informática

Foram encontradas 2 questões

Q3865927 Sistemas Operacionais
Na rede da Câmara Municipal de Porto Velho, a pasta \\SERVIDOR\Compras (compartilhamento de rede) armazena documentos de licitação e contratos em elaboração. Para reduzir riscos, a TI definiu as seguintes permissões:
• Permissão de compartilhamento (Share): para o grupo “SetorCompras”, foi configurado Alterar (Change).
• Permissão NTFS (na pasta): para o usuário “Ana” (membro do grupo “SetorCompras”), foi atribuído Ler e Executar; não há permissão NTFS adicional explícita para escrita.

Em um dia de trabalho, Ana acessa a pasta via Explorador de Arquivos (Windows 10) e tenta salvar um arquivo novo (um .docx) dentro de \\SERVIDOR\Compras. Considerando a forma como o Windows calcula permissões efetivas em acesso por rede, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3866939 Sistemas Operacionais
Considere uma partição de 16 GB em um disco rígido, utilizado em diferentes sistemas operacionais, formatado em FAT32 e com tamanho de cluster padrão de 4 KB. Nesse dispositivo, são gravados 12.000 arquivos de texto, cada um com 300 bytes, e, posteriormente, é copiado um único arquivo de vídeo de 4,3 GB.
Considerando as características do sistema FAT32, a organização em clusters e as limitações do sistema de arquivos, concomitantemente, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C