Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2018 para Jornalista

Foram encontradas 6 questões

Q1014518 Jornalismo

O release corresponde ao material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa destinado aos veículos de comunicação.


A respeito do release, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1014519 Jornalismo

Sobre a organização de entrevistas coletivas, e as atribuições de quem exerce a função de assessor de imprensa, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) A convocação das entrevistas coletivas deve ser estrategicamente agendada, de modo a não coincidir com pautas de maior relevância que poderiam diminuir o interesse da mídia pela cobertura do evento.

( ) As entrevistas coletivas espontâneas são as realizadas com a intervenção direta do assessor de imprensa, dependendo das necessidades do cliente e considerando os critérios jornalísticos.

( ) A comunicação a respeito da realização da coletiva deve ser feita exclusivamente a pauteiros e repórteres dos veículos que possam se interessar pelo assunto da entrevista.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q1014520 Jornalismo
Com relação ao clipping, que é tido como o recorte ou a gravação de uma unidade informativa (por exemplo, uma notícia, um editorial ou uma nota em coluna) que consolida a interação da empresa ou entidade com determinado veículo de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1014522 Jornalismo

Em uma assessoria de comunicação, as atribuições e as funções que competem a jornalistas, relações públicas e publicitários devem ser bem distintas.


Nesse caso, cabe ao jornalista:

Alternativas
Q1014526 Jornalismo

A videorreportagem é um recurso cada vez mais presente na produção jornalística. Com o advento das redes sociais, trata-se de uma estratégia de comunicação disponível ao assessor de imprensa para veicular conteúdos.


Tomando-se por base tal princípio, analise as afirmativas a seguir:

I- A linguagem da videorreportagem faz com que o repórter acabe virando personagem, na medida em que contextualiza as imagens gravadas.

II- Quando não usados tripés, as panorâmicas tremidas nas videorreportagens são inevitáveis e os rostos podem parecer deformados até que o videorrepórter focalize corretamente, mas isso não tira a credibilidade da matéria, pelo contrário, reforça-a.

III- A ausência de cumplicidade se consubstancia quando a lente da câmera ou o olho do repórter se converte no olho do telespectador.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: D