Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2018 para Arquiteto e Urbanista

Foram encontradas 2 questões

Q1295019 Arquitetura
Para a avaliação da inércia térmica da construção, recorre-se ao conceito de superfície equivalente pesada que é igual à somatória das áreas das superfícies de cada uma das paredes interiores, inclusive piso e teto, multiplicada por um coeficiente que será função do peso da parede e da resistência térmica de seus revestimentos em relação à área do piso do local.

Uma parede apresenta maior ou menor inércia segundo seu peso e sua espessura. As autoras do Manual de Conforto Térmico (2001) apresentam um método simplificado para apreciação da inércia de uma parede interior (inclusive piso e teto), que consiste em aplicar um coeficiente igual a 1, 2⁄3, 1⁄3 ou 0, segundo o seu peso e a resistência térmica do seu revestimento, conforme a tabela a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de Conforto Térmico. 5ª Ed. São Paulo. Studio Nobel: 2001.

Segundo o Manual de Conforto Térmico (2001), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o valor da relação base superfície equivalente pesada/área do piso de inércia média.
Alternativas
Q1295024 Arquitetura
O reservatório inferior se faz necessário em prédios com mais de três pavimentos (acima de 9m de altura), pois, geralmente, até esse limite, a pressão na rede pública é suficiente para abastecimento do reservatório elevado. Nesses casos, há necessidade de dois reservatórios: um na parte inferior e outro na superior da edificação, o que também evitará a sobrecarga nas estruturas.

Para os casos da necessidade de dois reservatórios domiciliares, de acordo com o apresentado no livro “Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura”, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o percentual recomendado de água a ser armazenada para os reservatórios inferior e superior, respectivamente. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A