Questões de Concurso Público SEED-PR 2023 para DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - FILOSOFIA

Foram encontradas 3 questões

Q2202672 Filosofia
Já foi assinalada por diversos comentadores da obra de Camus suas relações com o pensamento de Sören Kierkegaard. Camus, também, foi influenciado pela filosofia existencialista, tornando-se mesmo, uma de suas possíveis vias. Portanto, podemos avaliar a influência do pensador dinamarquês sobre a construção dos personagens camusianos. Estes personagens estão envoltos numa atmosfera melancólica, que resulta da percepção que tinham das contradições e disparates que compõem a existência. São eivados de desespero, o qual Kierkegaard acredita ser a doença mortal do espírito. Considerando-se esses fatos e refletindo sobre a filosofia de Camus e Kierkegaard, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Segundo Camus e sua reflexão no livro “O mito de Sísifo”, devemos nos comprometer a viver apesar do absurdo da vida.
( ) Camus concorda com Kierkegaard que, uma vez que a existência é absurda e injusta, ninguém deveria depositar qualquer fé em Deus.
( ) Como o existencialista, a pessoa que encarna a liberdade perversa desafia os valores religiosos ou morais agindo de “má-fé”.
( ) Ser louco é ser perversamente livre.
( ) Ser livre para fazer algo pode significar estar livre de restrições que interferem na satisfação de um desejo ou ter a capacidade de alcançar algum fim desejado, ou talvez ambos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2202675 Filosofia
Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado. 
Alternativas
Q2202682 Filosofia
Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B