Questões de Concurso Público SEED-PR 2023 para DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - EDUCAÇÃO FÍSICA

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Q2202737 Educação Física
Entre as mídias eletrônicas situam-se os videogames e grande apelo que eles possuem entre as novas gerações como elemento constituinte do universo dos jogos presentes na cultura infanto-juvenil. Sobre a inserção dos jogos eletrônicos junto a cultura infanto-juvenil, analise as afirmativas abaixo.
I. Os jogos eletrônicos representam um universo em que as novas gerações socializam-se na cultura corporal de movimento, pois o futebol, por exemplo, não é mais só uma pelada num terreno baldio, é também videogame e espetáculo da TV.
II. A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento.
lII. Pelo fato de estarem disponibilizados em celulares os games deveriam ser categorizados, tendo em vista as possibilidades educativas dos mesmos e a partir do contexto social dos alunos e evitá-los.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2202742 Educação Física
Os esportes reúnem tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade pode ser classificado de diversas formas tendo em vista a diversidade que assume. Para a classificação dos esportes pode se utilizar um modelo baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Desta forma, assinale a alternativa em que esportes como Ginástica Artística, Handebol e Atletismo podem ser classificados respectivamente.
Alternativas
Q2202748 Educação Física
Os jogos e brincadeiras se constituem em elementos da cultura corporal de movimento que em seus desenvolvimentos proporcionam um processo lúdico, autônomo e criativo. Suas propriedades pedagógicas são exploradas em várias esferas do processo educacional formal. Tendo em vistas estes aspectos associados aos jogos e brincadeiras, analise as afirmativas abaixo.
I. É importante fazer uma distinção entre jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino. Não é raro que, no campo educacional, jogos e brincadeiras sejam inventados com o objetivo de provocar interações sociais específicas entre seus participantes ou para fixar determinados conhecimentos.
PORQUE
II. O jogo, nesse sentido, é entendido como meio para se aprender outra coisa, como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola e, desta forma, assumindo uma característica eminentemente pedagógica e não lúdica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A