Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 4 questões

Q2067849 Pedagogia
A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN, 1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2067852 Pedagogia
A análise do método pode ser estendida à própria produção intelectual de Piaget, que afirmou ter utilizado uma dialética em sua obra de forma espontânea. Acreditamos que, ao definir os termos centrais de sua teoria, Piaget rechaçou firmemente o procedimento de elaboração típico da psicologia de seu tempo, que consistia em tratar as propriedades de modo rígido.
Ao isolar os termos de suas relações, os psicólogos se esquivavam do difícil problema de caracterizar as conexões entre os fenômenos; Piaget, ao contrário, nas diferentes instancias de sua obra, negou-se a separar os fenômenos que estudava e os conceitos que elaborava. Ao contrário, estudou os aspectos do conhecimento em suas relações constitutivas, caracterizando-as em sua interação recíproca. Quando abordava um problema teórico, tratava de articular a dicotomia ou heterogeneidade inicial entre as propriedades predicadas. Começava por introduzir um corte ou oposição entre traços ou propriedades do fenômeno cognoscitivo e, diante dos riscos de inconsistência que este comportava, procedia a vincular sistematicamente os dois termos (CASTORINA; BAQUERO, p. 36, 2007). Acerca dos postulados por Piaget, analise as afirmativas a seguir.
I. Para o autor, existe uma articulação sistemática entre o egocentrismo e as relações com a autoridade adulta, o juízo autônomo e as relações sociais de cooperação. II. Para dar conta do processo cognitivo, Piaget esboça uma relação constitutiva entre as categorias opostas de assimilação e acomodação. III. O autor, realiza uma definição genética da inteligência que integra dinamicamente o caráter estrutural ou descontínuo da atividade e seu funcionamento contínuo mediante as diferentes estruturações.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2067863 Pedagogia
Pouco mais de quarenta anos após a morte de Jean Piaget (1896-1980), aqueles que não dimensionam a extensão de sua obra podem indagar o que ainda nos permitiria considerá-la atual, com aspectos não explorados e de fundamentos essenciais para alguns campos do conhecimento. Um desses campos em que, notadamente, temos a partir do legado piagetiano suporte teórico essencial, bem como fonte de instrumentação riquíssima é a psicopedagogia.
Considerando a teoria de Jean Piaget e o campo da psicogenética, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2067865 Pedagogia
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET, 1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET, 1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C