Questões de Concurso Público INDEA-MT 2022 para Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - Médico Veterinário

Foram encontradas 6 questões

Q1931249 Veterinária
A Brucelose, causada pela Brucella abortus, vem sendo registradas em todo território brasileiro, conforme verificado em estudos de caracterização epidemiológica padronizados realizados em diversos estados do país.
Assinale a alternativa correta com relação à classificação do estado Mato Grosso quanto ao grau de risco para brucelose animal, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualização de 07/04/2022. 
Alternativas
Q1931252 Veterinária
A Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (scrapie) é considerada uma enfermidade neurodegenerativa, transmissível e fatal que acomete ovinos e caprinos, pertencente ao grupo das encefalopatias espongiformes transmissíveis EET. De acordo com a Instrução Normativa n° 15, de 2 de abril de 2008, sobre a atuação em caso de suspeita clínica de scrapie, analise os itens a seguir:
I. Em caso de suspeita clínica fundamentada deverá ocorrer a ______, que consiste na proibição do ingresso e egresso de ovinos e caprinos, bem como produtos, subprodutos e materiais que venham a constituir via de transmissão ou propagação da scrapie.
II. No caso de animal suspeito ______, deve-se proceder à colheita de terceira pálpebra e de outro tecido linfoide julgado necessário.
III. No caso de animal suspeito ______, ou quando o proprietário optar pelo sacrifício sanitário do animal enfermo, deve-se proceder à colheita de tecido nervoso, incluindo o tronco encefálico, de tecido linfóide, incluindo a terceira pálpebra, e de outros tecidos julgados necessários durante a necropsia.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1931253 Veterinária
O Mato Grosso é uma das 14 Unidades Federativas do Brasil classificada como livre da Peste Suína Clássica (PSC) e com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Seguindo o Fluxo de diagnóstico laboratorial para amostras da vigilância passiva de casos prováveis para PSC, do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, 2021 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assinale a alternativa incorreta quanto aos critérios laboratoriais de confirmação ou descarte de suspeita de PSC em suínos com sinais clínicos.
Alternativas
Q1931254 Veterinária
Doença infecciosa de equídeos que é causada por um lentivírus da família Retroviridae, de genoma RNA, que pode apresentar-se clinicamente sob as formas: aguda, subaguda, crônica e latente. As principais lesões post mortem causadas por essa doença em equídeos são: aumento de linfonodos, baço e fígado; mucosas pálidas; emaciação em casos crônicos; edema de membros e da parede abdominal; lesões oculares; glomerulonefrite; hemorragia em mucosas ou petéquias em órgãos internos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos.
Alternativas
Q1931255 Veterinária
 A Burkholderia mallei é uma bactéria gram-negativa da família Burkholderiaceae e é causadora de uma doença infecciosa que acomete equídeos e pode apresentar três formas clínicas: nasal, pulmonar (agudas) e cutânea (crônica) que podem ocorrer simultaneamente. Pode haver latência da doença em casos crônicos. A fonte de infecção mais comum é a ingestão de alimentos ou água contaminados por descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados. A alta densidade e a proximidade dos animais favorecem a disseminação da infecção. Fatores de estresse relacionados com o hospedeiro influem na manifestação clínica da doença.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: A