“Assim, o princípio de toda vontade humana,
como uma vontade que legisla universalmente
através de todas as suas máximas, conviria
muito bem, desde que tudo o mais nele
estivesse correto, a um ______ pelo fato de que
ele, precisamente por causa da ideia da
legislação universal, não se baseia em qualquer
interesse e, portanto, entre todos os
imperativos possíveis, é o único que pode ser
incondicional; ou, melhor ainda, invertendo a
proposição: se há um ______ (isto é, uma lei
para toda vontade de um ser racional), então ele
só pode mandar que tudo se faça a partir da
máxima de sua vontade como uma vontade que
possa ao mesmo tempo ter a si mesma por
objeto como universalmente legislante; pois só
então o princípio prático e o imperativo, ao qual
ela obedece, é incondicional, porque ele não
pode ter qualquer interesse por fundamento”
(KANT, Fundamentação da metafísica dos
costumes. In: AA, IV, p. 432).
Assinale a alternativa que preencha as lacunas
corretamente.