Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Arte Educador

Foram encontradas 3 questões

Q1848443 Artes Visuais
Ao afirmar que “o Museu é o mundo”, o artista brasileiro Hélio Oiticica revela-se conceitualmente na contramão da sociedade. Partindo dessa definição, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
I. O museu para Oiticica é apropriação das coisas do mundo, e o maior exemplo dessa apropriação e sua obra Parangolé, em que a veste ganha caráter artístico ao ser ativada no corpo, ou seja, a arte transforma-se através do movimento. II. Ao afirmar de que “o Museu é o mundo”, Oiticica considera o museu como sendo um lugar específico, isolado da realidade e da sociedade e voltado para a elite. III. As preposições de Oiticica convertem o universo da arte em algo sagrado, ao considerar que para ser arte o objeto tem que estar inserido na instituição musicológica e no mercado de Arte. IV. Ao aproximar-se da realidade periférica das favelas, Oiticica aproxima-se da diversidade de público, tirando a arte do museu e descendo-a de seu pedestal para encontrá-la em outras realidades.
Alternativas
Q1848444 Artes Visuais

Observemos a obra Fonte, de Marcel Duchamp, figura 1


Imagem associada para resolução da questão


O objeto não foi criado pelo artista; é um simples urinol de louça branca. Um objeto que, no cotidiano, não ocupa espaço de destaque ou solicita qualquer interação artística do sujeito, mas que passa a ter outro status quando deslocado de seu lugar original e levado para uma galeria de Arte.


Considerando esse texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1848451 Artes Visuais
“Para pintar bem uma paisagem, tenho, em primeiro lugar, de descobrir as massas geológicas. Penso que a história do mundo data do dia em que dois átomos se combinaram. Estes grandes arco-íris, estes prismas cósmicos, este alvorecer de nós próprios acima do nada, eu os vejo subir, saturo-me deles lendo Lucrécio. Um sentido agudo dos matrizes me atormenta. Sinto-me colorido de todos os matizes do infinito. Nesse momento, eu e o meu quadro somos um só. Somos um caos irisado. Vou ao encontro do meu motivo, perco-me nele.” (Em Joachim Gasquet, Cèzanne. Paris, Bernheim Jeune, 1926.)
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B