Questões de Concurso Público SESACRE 2019 para Médico
Foram encontradas 30 questões
( ) É a valvopatia mais frequente em idosos. ( ) A radiografia de tórax pode apresentar-se normal, em cerca de metade dos idosos examinados. ( ) O ictus cordis do tipo impulsivo, em idosos, pode estar ausente em virtude do aumento do diâmetro anteroposterior da caixa torácica. ( ) O paciente pode ser assintomático ou apresentar-se com dispneia, angina de peito ou síncope.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Estudo epidemiológico brasileiro mostrou que a HAS se encontra presente em 65% dos idosos ambulatoriais e em 80% das mulheres > 75 anos de idade. II. A pseudo-hipertensão pode surgir em idosos com arteriosclerose pronunciada. Pode-se suspeitar de pseudo-hipertensão arterial quando a pressão arterial (PA)sistólica está elevada, porém o paciente não apresenta lesão em órgãos-alvo, ou diante de manifestações de hipotensão após tratamento com anti-hipertensivos em dose baixa. III. Pressão de Pulso (PP) é definida como a diferença entre a PA sistólica e a PA diastólica. Isto ocorre pela progressiva perda de elasticidade arterial, com consequente redução da complacência vascular. A PAD tende a ficar normal ou até baixa. Não se demonstrou maior risco cardiovascular associado a maior PP, em pacientes de 70 a 79 anos de idade.
I. Para pacientes adultos com diabetes de início recente, aderentes ao tratamento e sem comorbidades, é recomendado o alvo < 6%. II. Para pacientes adultos com múltiplas comorbidades, o alvo recomendado é <6,5%. III. Para a maior parte dos pacientes adultos fora do período gestacional, o alvo <7% pode ser considerado.
I. O uso prolongado de metformina pode estar associado à deficiência bioquímica de vitamina B1. II. A metformina é o agente farmacológico inicial preferencial para o tratamento do diabetes tipo 2. III. Uma vez iniciada, a metformina deve ser continuada desde que seja tolerada e não contraindicada; outros agentes, exceto a insulina, podem ser adicionados à metformina. IV. A terapêutica com metformina para prevenção da diabetes tipo 2 deve ser considerada em indivíduos com pré-diabetes, especialmente para aqueles com IMC≥ 35 kg/m2, aqueles com idade < 60 anos, e mulheres com diabetes mellitus gestacional prévio.
( ) Para os pacientes ambulatoriais, sem comorbidades, nenhum uso recente de antibióticos, sem fatores de risco para resistência e sem contraindicação ou história de alergia a betalactâmicos e macrolídeos, sugere-se evitar o uso das fluoroquinolonas devido ao recente alerta da agência norte-americana Food and Drug Administration sobre o potencial risco de efeitos colaterais graves. ( ) Em nosso meio, os dados mais recentes apontam que a resistência à penicilina do pneumococo deve ser uma preocupação mesmo para os casos menos graves de PAC ( ) A cobertura antibiótica para patógenos atípicos nos casos de PAC de menor gravidade ainda é controversa, e vários estudos não mostraram vantagens com essa conduta. ( ) Os riscos de infecção por agentes patogênicos resistentes e de falência terapêutica são maiores quando há história de uso de um antibiótico nos três meses anteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. 80% das crianças respondem à corticoterapia. II. O diagnóstico por biópsia renal não é mandatório rotineiramente à apresentação clínica. III. Sem tratamento, a síndrome nefrótica em crianças está associada a alto risco de morte, particularmente por infecção bacteriana.
( ) Estrongiloidíase. ( ) Ascaridíase. ( ) Giardíase. ( ) Teníase
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O RNA do vírus da hepatite C (HCV) pode ser identificado no soro ou plasma antes da presença do anti-HCV. II. É um critério para definição de hepatite C aguda a soroconversão recente (há menos de seis meses) e com documentação de anti-HCV não reagente no início dos sintomas ou no momento da exposição, e anti-HCV reagente na segunda dosagem, realizada com intervalo de 90 dias. III. É um critério para definição de hepatite C a presença de anti-HCV não reagente e detecção do HCV-RNA em até 90 dias após o início dos sintomas ou a partir da data de exposição, quando esta for conhecida.