Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC 2019 para Fiscal Sanitário

Foram encontradas 13 questões

Q1390057 Saúde Pública

Epidemias e endemias acompanham a humanidade desde o início da sua existência. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1390060 Saúde Pública
O vírus da Influenza pertence à família Ortomixiviridae. São vírus RNA de hélice única, que se subdividem em três tipos antigenicamente distintos: A, B e C. Sobre a Influenza Pandêmica A (H1N1), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1390061 Saúde Pública
A Aids é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Sobre a Aids, analise as afirmativas abaixo.
I. O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e vertical) e pelo leite materno.
II. O período de latência do HIV varia de 5 a 30 dias.
III. As doenças oportunistas associadas à Aids são várias, podendo ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e certas neoplasias.
IV. O HIV apresenta um neurotropismo bastante acentuado, levando, frequentemente, ao aparecimento de síndromes neurológicas específicas.
Assinale a alternativa correta
Alternativas
Q1390062 Saúde Pública
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa. Sobre o sarampo, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1390063 Saúde Pública
Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. Sobre as zoonoses, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1390064 Saúde Pública
As ações de prevenção de zoonoses caracterizam-se por serem executadas de forma temporária ou permanente. Sobre as ações de prevenção de zoonoses, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1390065 Saúde Pública
A saúde pública e o saneamento sofrem influências do desenvolvimento político e econômico. O Ministério da Saúde aplica recursos em algumas ações voltadas para o saneamento e para a redução de algumas doenças infecciosas e parasitárias. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1390066 Saúde Pública
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. Sobre a raiva, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1390067 Saúde Pública

Os primeiros surtos de dengue foram relatados no final do século XVIII na Ásia, África e América do Norte. Dengue era conhecido no início do século como febre “quebra-ossos” devido à intensidade da mialgia e artralgia presentes nos pacientes acometidos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. O Aedes aegypti é um mosquito pequeno (4-6 mm comprimento), preto com listras brancas no corpo, responsável pela transmissão da dengue.

II. O homem não é capaz de desenvolver imunidade ao vírus da dengue, assim mesmo quem já foi infectado uma vez pode ser acometido a doença pelo mesmo sorotipo.

III.A dengue pode se apresentar clinicamente sob várias maneiras, que vão desde as formas assintomáticas até a dengue hemorrágica, passando pela síndrome viral indiferenciada e pela dengue clássica.

IV. A dengue tem como vetor o mosquito Aedes aegypti, sendo que machos e fêmeas são capazes de transmitir a doença.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Q1390068 Saúde Pública
A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Sobre a febre maculosa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1390069 Saúde Pública

A saúde pública é a ciência e arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população. A esse respeito analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A endemia é a ocorrência em uma comunidade ou região, de casos de uma mesma doença, ultrapassando a incidência esperada.

( ) A pandemia ocorre quando uma doença ultrapassa as fronteiras de uma nação.

( ) A epidemia é a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período (temporalmente ilimitada), e que mantêm uma incidência relativamente constante, favorecendo variações cíclicas e sazonais.

( ) São denominadas de reemergentes àquelas doenças bastante conhecidas, que estavam controladas, ou eliminadas de uma determinada região, e que vieram a ser reintroduzidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1390070 Saúde Pública
Sobre as atividades das Unidades de Vigilância de Zoonoses, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1390074 Saúde Pública
A Esquistossomose Mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. Sobre a Esquistossomose Mansônica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: A
6: D
7: A
8: D
9: C
10: A
11: A
12: D
13: B