Questões de Concurso Público MGS 2019 para Técnico em Edificações

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2019 - MGS - Técnico em Edificações |
Q1113513 Edificações
A imagem a seguir representa a parte constituinte de um corte. Considerando as seguintes informações:
- Pé direito: 3,00m (três metros) - Laje acabada com revestimento cerâmico para piso do pavimento superior: 0,15m (quinze centímetros).
Analise a figura a seguir e assinale a alternativa correta que informa o valor da cota de nível no piso do pavimento superior.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2019 - MGS - Técnico em Edificações |
Q1113516 Edificações
A poligonação é um dos métodos mais utilizados para a determinação de coordenadas de pontos em Topografa, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétricos. Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo. A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar. Analise as afirmativas abaixo quanto às classificações das poligonais:
I. Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem II. Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem III. Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento IV. Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem
Analisadas as afirmativas acima assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2019 - MGS - Técnico em Edificações |
Q1113517 Edificações
A escala é a relação entre as medidas do desenho de um objeto e seu tamanho real. Quanto aos tipos de escalas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) :
( ) Escalas de redução são escalas em que as medidas do desenho são menores que as medidas reais do objeto. Exemplo: escala 1:100 (um para cem) significa que as medidas reais do objeto foram reduzidas 100 (cem) vezes no desenho. ( ) Escalas de ampliação são escalas em que as medidas do desenho são maiores que as medidas reais do objeto. Exemplo: escala 1:50 (um para cinquenta) significa que as medidas reais do objeto foram reduzidas 50 (cinquenta) vezes no desenho. ( ) Escala real é a escala na qual as medidas do desenho são iguais às medidas reais do objeto. Exemplo: escala 1:1 (um para um) significa que a medida real do objeto é a mesma medida no desenho. ( ) Escalas de ampliação são escalas as quais as medidas do desenho são maiores que as medidas reais do objeto. Exemplo: escala 50:1(cinquenta para um) significa que as medidas reais do objeto foram ampliadas 50 (cinquenta) vezes no desenho. ( ) Escalas de redução são escalas em que as medidas do desenho são menores que as medidas reais do objeto. Exemplo: escala 100:1 (cem para um) significa que as medidas reais do objeto foram ampliadas 100 (cem) vezes no desenho.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2019 - MGS - Técnico em Edificações |
Q1113518 Edificações
Os teodolitos são equipamentos destinados à medição de ângulos verticais ou direções horizontais, com o objetivo de determinar os ângulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posição de determinados detalhes necessários ao levantamento. Para o trabalho de campo com o teodolito, é necessário que se siga alguns passos iniciais. Analise os passos citados abaixo, em seguida organize a ordem de trabalho correta iniciando do primeiro passo ao último.
I. Centragem e Nivelamento: Fazer com que a base do instrumento fique num plano horizontal perpendicular ao eixo principal. II. Estacionar o equipamento: O eixo principal ou vertical do teodolito deve coincidir com a vertical do lugar sobre o ponto topográfico. III. Focalização da luneta: fazer a coincidência do plano do retículo e do plano da imagem do objeto visado com o plano focal comum à objetiva e à ocular. O procedimento de focalização inicia-se pela focalização dos retículos e depois do objeto. IV. Colimação ou Visada: apontar o aparelho (luneta) para as direções determinantes das medidas a serem realizadas, através do eixo de colimação (ocular-objetiva).
Analisados os passos citados acima, assinale a alternativa correta que corresponde à ordem adequada para o trabalho de campo com o teodolito.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2019 - MGS - Técnico em Edificações |
Q1113519 Edificações
Uma porta desenhada na escala 1:20 (um para vinte) mede 0,075m (sete centímetros e meio) de largura na régua com escala 1:100. Quanto à largura real dessa porta, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: B