Questões de Concurso Público POLÍCIA CIENTÍFICA-PR 2017 para Perito Criminal - Área 2

Foram encontradas 2 questões

Q794505 Engenharia Química e Química Industrial

A respeito dos métodos de espectroscopia, espectrometria de massa, titulações espectrofotométricas e indicadores, analise as afirmativas abaixo.

I. A espectroscopia no infravermelho é mais frequentemente empregada em identificação qualitativa de compostos quase puros. Visto que cada composto fornece vários picos, é muito difícil interpretar o espectro infravermelho de uma mistura.

II. Em titulações espectrofotométricas, uma maneira comum de empregar a espectroscopia de ultravioletavisível é pela detecção de indicadores visuais.

III. Indicador ácido-base vermelho de metila é um “indicador de duas cores”, que é vermelho em uma solução ácida e amarelo em uma solução do PH básico. Ambas as formas são capazes de absorver fortemente a luz visível, mas em comprimentos de onda diferentes.

IV. Em espectrometria de massa, um método de ionização que pode ser usado é a ionização química, que faz uso de um ácido em fase gasosa para protonar o analito e formar um íon molecular.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q794508 Engenharia Química e Química Industrial

Embora a cromatografia gasosa e a cromatografia líquida tenham muitas características em comum, há diferenças em relação aos requisitos de amostra e de analito, seus formatos e o papel da fase móvel em ambas. A respeito das especificidades das cromatografias líquida e gasosa, analise as afirmativas abaixo.

I. Para compostos termicamente instáveis, a cromatografia gasosa é mais adequada.

II. Em cromatografa líquida, a retenção entre os analitos pode ser alterada mudando a fase móvel.

III. A retenção de um soluto em cromatografia líquida depende da interação dos componentes da amostra tanto com a fase móvel quanto com a estacionária.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D