Questões de Concurso Público POLÍCIA CIENTÍFICA-PR 2017 para Médico Legista Área A

Foram encontradas 6 questões

Q794318 Psiquiatria

A ação tóxica do alcoolismo crônico determina uma série de manifestações psíquicas. A respeito desse assunto, analise as características listadas abaixo.

I. O Delirium tremens inicia-se por um estado de confusão, agitação e angústia, com tremores, alucinações de ordem visual e amnésia.

II. A Alucinose dos bebedores (alucinose alcoólica) é a psicose aguda manifestada por alucinações auditivas, desencadeada por excessos alcoólicos, e ocorre a perda de lucidez.

III. Dipsomania é a crise impulsiva e irreprimível de ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q794325 Psiquiatria

A intensidade da síndrome da abstinência também varia entre drogas do mesmo tipo (por exemplo a abstinência da metadona é ________ intensa _________ duradoura que a abstinência da heroína), essa é uma das razões por trás da ____________do tratamento com metadona em usuários viciados em heroína.

Diversos tipos de drogas terapêuticas, incluindo agentes antidepressivos e antipsicóticos, também geram sintomas de abstinência quando o tratamento é interrompido, porém é importante distinguir este tipo de fenômeno de rebote comumente observado da dependência ____________ associada ao abuso de drogas.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Q794326 Psiquiatria
Em relação à dependência de fármacos, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
Alternativas
Q794327 Psiquiatria
A respeito dos aspectos farmacológicos para o tratamento da dependência química, assinale a alternativa em que há correlação incorreta.
Alternativas
Q794328 Psiquiatria

A respeito dos usos de fármacos na dependência de substâncias psicoativas, analise os itens a seguir.

I. A nicotina, no curto prazo, é agente de escolha como adjunto na terapia comportamental em tabagistas com o compromisso de abandonar o tabagismo.

II. O dissulfram é usado como adjunto na terapia comportamental em alcoólatras adequadamente motivados ainda antes da desintoxicação.

III. O dissulfram é contraindicado em pacientes nos quais a reação hipotensiva seria perigosa.

IV. Os agonistas ou agonistas parciais dos opioides (por exemplo, metadona e buprenorfna) administrados por via oral ou sublingual, podem ser usados como substitutos dos narcóticos injetáveis, muitos dos quais têm efeitos prejudiciais atribuíveis à via de administração.

V. A naltrexona, um antagonista dos opioides de ação curta, é usada como adjunto para ajudar a impedir a recidiva em dependentes desintoxicados.

Assinale a alternativa que contém o número de itens incorretos.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: B