Questões de Concurso Público EBSERH 2017 para Farmacêutico - (HUGG-UNIRIO)

Foram encontradas 9 questões

Q770447 Farmácia
A biotransformação é um dos processos farmacocinéticos. Muitas das reações de biotransformação metabólica, que levam a metabólitos inativos de fármacos, também geram metabólitos biologicamente ativos de compostos endógenos. Sobre as reações de biotransformação, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. O complexo do citocromo P-450 contém as principais enzimas da biotransformação. II. Os produtos da biotransformação em geral são menos reativos quimicamente e, portanto, algumas vezes, possuem ação farmacológica maior do que o fármaco original. III. Nas reações de fase I, ocorre a ligação de um radical ao fármaco, através de uma ligação covalente. IV. Nas reações de fase II, ocorre a exposição de um radical do fármaco, com o objetivo de que ele se torne mais lipossolúvel, para mais facilmente ser eliminado. V. O trato biliar e as fezes constituem importantes vias de excreção de alguns fármacos que são metabolizados no fígado.
Alternativas
Q770448 Farmácia
As células β das ilhotas pancreáticas sintetizam insulina a partir de um precursor de 110 aminoácidos de cadeia simples, denominado pré-pró-insulina. A insulina ligase às superfícies localizadas nas regiões N terminal e C terminal da subunidade α do receptor. Sobre o receptor da insulina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q770449 Farmácia
O diabetes melito é um grupo de síndromes que se caracterizam por hiperglicemia, alteração do metabolismo dos lipídios, carboidratos e proteínas, e maior risco de complicações por doença vascular. Para o seu tratamento podem ser utilizadas várias classes de medicamentos; assinale a alternativa que apresenta a classe de medicamentos utilizados para o tratamento do diabetes melito é feita somente através de administração parenteral:
Alternativas
Q770450 Farmácia
A dipirona é uma pró-droga, cuja metabolização gera a formação de vários metabólitos, dentre os quais há 2 com propriedades analgésicas: 4-metilaminoantipirina (4-MAA) e o 4-aminoantipirina (4-AA). Como a inibição da ciclooxigenase (COX-1, COX-2 ou ambas) não é suficiente para explicar este efeito antinociceptivo, outros mecanismos alternativos foram propostos, tais como: inibição de síntese de prostaglandinas preferencialmente no sistema nervoso central, dessensibilizacão dos nociceptores periféricos envolvendo atividade via óxido nítrico-GMPc no nociceptor, uma possível variante de COX-1 do sistema nervoso central seria o alvo específico e, mais recentemente, a proposta de que a dipirona inibiria uma outra isoforma da ciclooxigenase, a COX-3. Sobre a dipirona, são feitas as afirmativas abaixo, considere-as e assinale a alternativa correta: I. A dipirona é classificada como Medicamento Isento de Prescrição médica, em todas as suas formas farmacêuticas de apresentação, e pertence ao Grupo de Indicações Terapêuticas Especificadas (GITE), estabelecida pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC nº. 138/2003. II. A dipirona é um medicamento classificado como sendo de prescrição médica, por conta do risco que apresenta de reações anafiláticas envolvendo o sistema imunológico e reações de hipotensão postural; entretanto não há a necessidade de retenção de receita médica para esse medicamento. III. A dispensação da dipirona solução deve ser feita sempre de forma a enfatizar o cuidado em destacar a concentração da mesma, porque há a apresentação da solução cuja concentração é indicada para dosagens de uso infantil e há a apresentação da solução em gotas cuja concentração atende às dosagens preconizadas para uso adulto. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q770451 Farmácia
Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz. A gravidez e o parto representam momentos marcantes para a mulher; é raro uma gravidez ser recebida com indiferença. Por isso, considerando o risco da utilização de fármacos durante a gravidez com potenciais efeitos teratogênicos, a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RE nº. 1548, de 23 de setembro de 2003, determinou a publicação das “categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas”. Sobre fármacos e gravidez, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar; pois com a utilização desse medicamento, pode ocorrer má- formação genitais e cardíacas em fetos de ambos os sexos. II. O atenolol é um betabloqueador e o uso dessa classe farmacológica durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, causar hipoglicemia e bradicardia neonatal. III. A budesonida é indicada para rinite alérgica moderada a grave e rinite não alérgica, mas seu uso no primeiro trimestre de gestação é associado a má-formação congênita, especialmente musculares e cardíacas; deve-se monitorar neonatos que foram expostos a corticosteroides sistêmicos in utero quanto ao surgimento de hipoadrenalismo. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: B