Questões de Concurso Público EBSERH 2017 para Engenheiro Civil (HUGG-UNIRIO)

Foram encontradas 25 questões

Q767968 Engenharia Civil

Para melhorar as características do concreto, utilizam-se adições ou aditivos.


Analise as afirmativas abaixo.


I. As adições agem diretamente na dinâmica das reações químicas de hidratação dos constituintes do cimento (C3 A, C3 S etc) podendo atuar como defoculantes ou dispersantes aumentando, portanto, o contato dos grânulos de cimento com a água e melhorando, consequentemente, a trabalhabilidade e a plasticidade do concreto.


II. Os aditivos podem ser tensoativos ou incorporadores de ar, também colaborando para o aumento da fluidez do concreto e da sua impermeabilidade; aceleradores ou retardadores de pega, redutores de água com reflexo direto no aumento de resistência mecânica do concreto e redutores da exsudação, impermeabilizantes, inibidores de corrosão e diminuição da reação álcali-agregado.


III. Os aditivos são materiais extremamente refinados que contém em sua composição grande quantidade de sílica amorfa (reativa) e quando adicionadas aos concretos ou argamassas alteram o balanço dos produtos químicos resultantes da hidratação do cimento, ou seja, se combinam com a portlandita, melhorando a resistência mecânica e a durabilidade.


IV. Como adições minerais utilizam-se escoria de alto-forno (resíduo do processo de produção do aço), materiais pozolânicos (argilas calcinadas e finamente moídas, cinza de casca de arroz, cinzas volantes, sílica ativa). A sílica ativa atua na zona de transição entre a pasta de cimento e o agregado graúdo, onde se verifica em concretos comuns grande quantidade de portlandita, repercutindo em considerável enfraquecimento da ligação e, consequentemente da própria resistência do concreto.  


Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q767969 Engenharia Civil
Um dos materiais utilizados no sistema de impermeabilização são as emulsões asfálticas. Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q767970 Engenharia Civil
Um dos tipos de fundação rasa é o radier. Para que haja eficiência na sua produção devem ser seguidas algumas etapas.
1. Locação topográfica: para garantir o posicionamento do radier correto e nivelamento do terreno: respeitando a tolerância máxima de variação no nivelamento de 1 cm ou 2 cm no momento da terraplenagem para evitar o consumo excessivo de concreto.
2. Tubulações: são enterradas com localização pré- definida no gabarito. Para desmarcar a abertura das valas, a faixa pode ser feita com cal ou areia de outra cor. Depois deve ser feito o envelopamento com areia, garantindo que todos os extratos estejam preenchidos, para evitar que a tubulação rompa com a compactação.
3. Colocação de lona plástica: para evitar a percolação ascendente e evitar a perda da água do concreto.
4. Nivelamento do gabarito: além da necessidade de se respeitar a sequencia de montagem do gabarito metálico, que já é a forma do radier, seu nivelamento garante a espessura mínima de concreto no pior ponto.
5. Espaçamento da ferragem: utilização de espaçadores para garantir que a ferragem não irá encostar no plástico.
6. Acabamento superficial: feitas através de mestras metálicas, fazem o nivelamento e no início da pega do concreto usa-se a máquina acabadora. 
A sequência correta para execução de um radier é:
Alternativas
Q767971 Engenharia Civil
Assinale a alternativa incorreta. A NBR 9050:2015 acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, visa proporcionar ao maior número de pessoas a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos, aumentando assim a flexibilidade da construção de modo a ser mais fácil a adaptação dos ambientes em futuras ocupações. Esse conceito envolve a criação de ambientes e produtos que possam ser usados por todas as pessoas na sua máxima extensão possível, de modo a ser necessário que o projetista se coloque no lugar de um cadeirante para entender onde estão ocultos os obstáculos e assim desenvolver soluções.
Alternativas
Q767972 Engenharia Civil

Manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica, ou seja, estuda e tenta explicar a ocorrência de tudo o que se relaciona com a degradação de uma edificação. As manifestações patológicas encontradas com mais frequência nas edificações são:
Correlacione a manifestação patológica representada por números e suas causas representada por letras. 

Manifestação Patologia
I
• Ferrugem
• Desplacamento do cobrimento
• Manchas de corrosão

II

• Ninhos de concretagem

III

• Fissuras

• Trincas

IV

• Eflorescência


Causa

A

• Porosidade excessiva

• Presença de água em abundância

• Cal livre presente no cimento

B

• Sobrecarga

• Carência de armadura

• Problemas de fundação

• Retração

C

• Fissuras no concreto

• Agentes agressivos (CO2 , Cl, sulfatos)

D

• Elevada altura de lançamento do concreto

• Excesso de armadura

• Adensamento inadequado

• Trabalhabilidade inadequada

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: D