Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Químico

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Químico |
Q1170882 Química

Uma das etapas de enriquecimento do urânio consiste na separação do hexafluoreto de urânio, contendo U-235 do U-238, analise o esquema representado a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


I. Ocorre redução da pressão do sistema naturalmente, pois na linha de entrada da mistura de gases, ocorre uma expansão na chegada a câmara de difusão em membrana.

II. A introdução de um sistema de vácuo na linha do U -235 enriquecido favorece a maior velocidade da separação dos componentes do sistema.

III. A difusão do composto contendo U-238 pela membrana é mais intensa, por isso é necessário reduzir a pressão do sistema garantindo assim a maior passagem pela membrana do composto contendo U – 235.

São verdadeiras as afirmações contidas na alternativa:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Químico |
Q1170887 Química
O espinafre é uma planta de interesse nutricional constituída principalmente de dois grupos de moléculas os carotenóides e as clorofilas. A técnica da cromatografia em coluna é importante no processo de isolamento dessas substâncias. Após uma preparação conveniente, o extrato do espinafre é adicionado à coluna cromatográfica, onde uma das moléculas têm mais afinidade ao sulfato de cálcio (CaSO4) que constitui a coluna. É adicionado hexano que arrasta a primeira banda.  Ao se mudar a fase móvel para acetona, retira-se as moléculas que mais interagiram com a fase estacionária, formando a segunda banda. Abaixo se encontram as fórmulas estruturais das duas moléculas principais que constituem o extrato de espinafre e que podem ser retiradas pelo procedimento descrito:
Imagem associada para resolução da questão


Com base nos seus conhecimentos sobre LC, no texto e nas estruturas das moléculas assinale o que está correto:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Químico |
Q1170896 Química

De uma forma geral as águas subterrâneas e superficiais que podem ser tratadas para tornarem-se potáveis, apresentam uma infinidade de contaminantes, ou substâncias indesejáveis ao meio. Por esta razão métodos de tratamento robustos e versáteis ganham espaço a fim de garantir a qualidade da água servida para a população. O esquema a seguir apresenta uma das formas de tratamento de águas subterrâneas.

Dados: Ks [CaSO4] = 1,9.10-4; Ks [Ca3(PO4)2] = 1,1.10-28


Imagem associada para resolução da questão




Analise as propostas a seguir:

I. A presença do íon sulfato como coagulante é o procedimento mais comum de tratamento, poderia ser substituída pelo íon fosfato no sistema com a finalidade de reduzir a dureza da água.

II. Após a mistura rápida do coagulante ao sistema devese desacelerar a mistura a fim de que o floco aumente de tamanho, facilitando sua retirada.

III. A faixa de ação do pH ao longo sistema de tratamento varia, com isso garante-se a estabilidade das espécies químicas formadoras do floco e as desinfectantes, que necessitam valores diferentes ao longo do fluxo.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A