Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico Veterinário |
Q747231 Veterinária

O Código de Ética é um instrumento normativo referencial para o exercício profissional. É neste documento que conhecemos os nossos direitos e deveres profissionais. Segundo o código de ética profissional, analise as afirmativas abaixo e classifiqueas como DIREITOS do Médico Veterinário (1) e DEVERES do Médico Veterinário (2). A seguir assinale a alternativa que contenha a sequência correta das respostas de cima para baixo.

(_) Prescrever o tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.

(_) Aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos animais e do homem.

(_) Exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento Profissional.

(_) Apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, comunicando o fato aos órgãos competentes, e ao CRMV de sua jurisdição

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico Veterinário |
Q747232 Veterinária
A palavra morbidade provém da palavra latina morbus, que significa tanto doença física, enfermidade, como doença do espírito, paixão. A morbidade é um dos temas centrais da epidemiologia. Podemos definir morbidade como:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico Veterinário |
Q747233 Veterinária

Assinale a alternativa que contenha os significados correto das descrições abaixo, respectivamente.

1) Presença contínua, ou prevalência habitual, de uma doença ou agente infeccioso na população animal de uma área geográfica.

2) Conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez.

3) Considerado um surto de uma doença infecciosa animal que se espalhe por uma vasta região geográfica ou à escala global.

As definições 1, 2 e 3 acima correspondem respectivamente a:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico Veterinário |
Q747234 Veterinária

A importância dos acidentes por animais peçonhentos para a saúde pública pode ser expressa pelos mais de 100 mil acidentes e quase 200 óbitos registrados por ano, decorrentes dos diferentes tipos de envenenamento. Destes, o escorpionismo vem adquirindo magnitude crescente, correspondendo em 2007 a 30% das notificações, e superando em números absolutos os casos de ofidismo. Ainda sobre escorpiões, analise e classifique as afirmativas abaixo em falsas (F) ou verdadeiras (V) e a seguir assinale a alternativa que contenha a sequência de classificação correta, respectivamente.

( ) A espécie Tityus bahiensis reproduz-se por partenogênese. Assim, só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento.

( ) Cada mãe da espécie T. serrulatus tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

( ) É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e, consequentemente, a morbimortalidade.

( ) A intervenção para o controle de escorpiões consiste na busca ativa em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) visando a captura de exemplares, conhecimento e manejo dos ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais e conscientização da população.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico Veterinário |
Q747235 Veterinária
A inspeção de áreas residenciais e comerciais em busca de vestígios da presença de roedores é a melhor maneira de reunir dados quantitativos sobre o seu grau de infestação em uma determinada localidade. Não há necessidade de inspeção de todos os imóveis da área alvo para se calcular o índice de infestação, para isso podemos utilizar o método de amostragem aleatória, que reduz significativamente a mão-de-obra necessária ao levantamento. Assinale a alternativa que contenha o número mínimo de imóveis a serem inspecionados, em uma área que contenha 10.000 ou mais imóveis.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D