Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Médico - Intensivista

Foram encontradas 15 questões

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171361 Medicina
Você é o plantonista em uma unidade de terapia intensiva e recebe a solicitação de internação de um paciente do pronto socorro do hospital. O médico socorrista relata que o paciente em questão é um jovem de 22 anos, que apresenta há dois dias febre (Temperatura axilar aferida = 38°C), tosse seca e desconforto respiratório progressivo, fato que o levou a procurar auxílio médico. Ao exame físico apresenta hiperemia da orofaringe e ausculta pulmonar sem alterações. Além disso, apresenta fraqueza muscular motora generalizada, disartria e dificuldade para deglutir a saliva. Os reflexos pupilares estão preservados. O paciente é acamado na sala de emergência e colocado em ventilação não invasiva intermitente. Após 6 horas o paciente evoluiu com franca insuficiência respiratória, necessitando de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. Também passou a apresentar ptose palpebral bilateral. O médico socorrista pediu a internação na UTI e levantou a hipótese de fraqueza muscular a esclarecer. Como intensivista, indique qual seria a possível causa da internação que você anotaria no prontuário do paciente considerando a história clínica e os achados do exame físico
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171362 Medicina
Uma paciente do sexo feminino, com 69 anos de idade, (peso corporal = 65 kg), foi admitida na unidade de terapia intensiva com diagnóstico de pneumonia e choque séptico. Na avaliação laboratorial da admissão a paciente apresentava Hb: 10 mg/dL Ht: 38% Lecócitos: 16800/mm³ (10% de bastões), creatinina = 1,1 mg/dL Ureia = 68 mg/dL, potássio sérico = 3,8 mEq/L, sódio = 140 mEq/L , diurese nas 24 horas: 2000 mL. No terceiro dia de internação a avaliação laboratorial evidenciou creatinina = 4,0 mg/dL, ureia = 150 mg/dL e potássio sérico = 5,0. Houve piora clínica, e a diurese de 24 horas = 250 mL. Você solicita avalição do nefrologista. Assinale a alternativa que apresenta qual o parecer diagnóstico que você espera encontrar anotado na resposta da interconsulta.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171363 Medicina
Um paciente de 72 anos de idade, previamente hígido, foi admitido na unidade de terapia intensiva em que você trabalha com queixa de febre (temperatura axilar aferida = 39°C), prostração, dor do tipo cólica no hipogástrio e disúria. A pressão arterial, no momento da admissão era de 90x45 mmHg, a perfusão periférica estava lentificada (tempo de enchimento capilar > 3s) e o paciente estava desidratado e oligúrico. Além disso, apresentava dor importante à palpação profunda do abdome e sinal de Giordano positivo bilateralmente. O plantonista iniciou hidratação endovenosa, colheu culturas de urina e sangue e medicou com ciprofloxacina endovenosa. O paciente respondeu bem à resposição volêmica com elevação da pressão arterial (120x65 mmHg), mas não apresentou débito urinário. Durante o seu plantão, o paciente evoluiu com hipotensão refratária à reposição volêmica e insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. Os exames laboratoriais colhidos na sequência evidenciaram creatinina = 1,9 mg/dL, (sendo a basal de 0,8 mg/dL), leucócitos = 21899/mm³ (12% de bastões), plaquetas = 50.000/mm³, bilirrubinas totais = 3,5 mg/dL. Analisando estes dados, indique qual a principal hipótese diagnóstica espera que o intensivista tenha anotado no prontuário desse paciente:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171366 Medicina
Você admitiu na unidade de terapia intensiva um homem com anemia aguda decorrente de hemorragia intensa durante a realização de colecistectomia. O paciente está em ventilação espontânea com suplementação de oxigênio por cateter a 0,5L/min. A pressão arterial é 130x90 mmHg, e a frequência cardíaca é de 95 bpm. O paciente recebeu dois concentrados de hemácias no centro cirúrgico e é admitido na UTI, recebendo a terceira bolsa de sangue. Após 4 horas do término da transfusão, o paciente relata dispneia, apresenta queda da saturação de oxigênio (SatO2= 88%) mas mantém estabilidade hemodinâmica. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Intensivista |
Q1171368 Medicina
Na unidade de terapia intensiva em que você trabalha está internado um paciente do sexo masculino, com 42 anos de idade, no segundo dia após IAM anterior extenso. Subitamente o paciente refere dor epigástrica intensa e náuseas. Na sequência apresenta hematêmese em grande quantidade que se repete por mais duas vezes seguidas. O paciente evoluiu com sonolência e hipotensão. Indique qual a conduta a ser tomada de imediato.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: A