Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Farmacêutico (HUPEST-UFSC)

Foram encontradas 4 questões

Q817184 Medicina
As lipoproteínas transportam os triacilgliceróis e o colesterol entre os órgãos e tecidos. As anormalidades no metabolismo das lipoproteínas são fatores-chave no desenvolvimento da aterosclerose, um processo que afeta as paredes arteriais e, consequentemente, o fornecimento de sangue e a oferta de oxigênio ao coração (causando doença cardíaca coronariana), cérebro (causando acidente vascular cerebral) e outras grandes artérias (causando doença vascular periférica). A doença cardiovascular relacionada com a aterosclerose é uma importante causa de morte no mundo industrializado. Sobre os lipídeos e as lipoproteínas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q817185 Medicina
A bilirrubina é o produto catabólico do heme. Cerca de 75% de toda a bilirrubina é derivada da hemoglobina das hemácias senescentes, que são fagocitadas pelas células mononucleares do baço, medula óssea e fígado. As concentrações aumentadas de bilirrubina são rapidamente reconhecidas clinicamente, porque a bilirrubina dá a cor amarela à pele (icterícia). Anormalidades no metabolismo da bilirrubina são importantes indicadores no diagnóstico da doença hepática. Sobre o metabolismo, dosagem e significados clínicos da bilirrubina, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q817186 Medicina
O infarto agudo do miocárdio é a necrose da célula miocárdica resultante da oferta inadequada de oxigênio ao músculo cardíaco. A princípio, ocorre isquemia e, se esta for grave e prolongada, segue-se o infarto do miocárdio, cuja extensão depende da artéria coronária obstruída, do grau de circulação colateral e das exigências de oxigênio do tecido suprido pela artéria. Os marcadores de lesão miocárdica são macromoléculas intracelulares liberadas após lesão da membrana do sarcolema dos miócitos decorrente de necrose. Sobre os marcadores utilizados na investigação do infarto agudo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q817190 Medicina
Diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. São 415 milhões de pessoas com diabetes no mundo e a estimativa para 2040 é de 642 milhões de pessoas. No Brasil,há mais de 14 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Uma em cada 11 pessoas tem diabetes no mundo, e 12% dos gastos globais com saúde estão relacionados ao diabetes. O aumento da prevalência de diabetes tipo 2 está associado com níveis mais elevados de urbanização, o envelhecimento da população, estilo de vida sedentário e maior ingestão de açúcar. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Para a realização do diagnóstico de diabetes, é necessária a demonstração da hiperglicemia no sangue do paciente. Sobre a dosagem da glicose plasmática, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: A