Questões de Concurso Público MGS 2015 para Psicologia

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2015 - MGS - Psicologia |
Q700152 Psicologia

A partir da visão psicanalítica, que procura entender o modo particular de sofrimento do paciente, indique as diferenças definidas por esta abordagem entre as estruturas clínicas da neurose, psicose e perversão, sabendo-se que estes transtornos se apresentam com dois aspectos que devem ser considerados: A Forma (cujos sintomas são relativamente semelhantes nos diversos pacientes); e O Conteúdo (que difere entre os pacientes por estar relacionado a uma alteração da estrutura psíquica como: conteúdo de culpa, religião, perseguição, fantasia, alucinação, outros).

Desta forma indique a alternativa que corresponde à descrição correta na visão psicanalítica.

I. Na neurose ocorre um rompimento com a realidade do sujeito, em função de sentimentos oriundos de um conflito psíquico, atingindo funções essenciais da personalidade.

II. Na psicose ocorre distúrbio do comportamento, das idéias e dos sentimentos, mas de forma consciente, sem que estas desordens comprometam a personalidade do sujeito, embora não consiga por si só se libertar do sofrimento.

III. A perversão caracteriza-se pelo retomo a etapa anterior do desenvolvimento libidinal, onde o desejo edipiano não deixou de existir.

IV. Na perversão podem ocorrer comportamentos de: sadismo, exibicionismo, fetichismo e outros.

Indique a afirmativa correta:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2015 - MGS - Psicologia |
Q700153 Psicologia

Pichon-Riviere, trouxe grande contribuição a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento dos grupos, bem como para a intervenção no campo grupai, por meio da teoria e da técnica de Grupo Operativo, cujos pilares teóricos fundamentam-se na psicanálise e na psicologia social. Atualmente profissionais, das diversas especializações, usam o termo grupo operativo para designar grupos de psicoeducação ou grupos de aprendizagem, contrapondo-se a grupo psicoterápico. Considerando o pensamento de Pichon esta divisão entre educação e saúde não se aplica porque:

I. A técnica de grupos operativos se conecta com a atuação do psicólogo e do pedagogo, pois ambos se voltam à promoção da saúde, independente das diferenças e características do meio em que os sujeitos estejam inseridos.

II. Atécnica de grupo operativo aplica-se preferencialmente à área da educação, segundo Pichon, pois seu principal objetivo é promover processos interativos de aprendizagem para os sujeitos envolvidos.

III. Para Pichon, saúde mental e aprendizagem são sinônimos na medida em que há uma apropriação ativa da realidade que integra uma experiência nova e um estilo próprio de aprender.

IV. Considerando a formação, atuação clínica e estudos empreendidos por Pichon, somente o profissional de psicologia detém as técnicas e conhecimento necessários para atuar com grupos operativos.

Indique a afirmativa correta:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2015 - MGS - Psicologia |
Q700154 Psicologia

Segundo Carneiro (1996) um processo terapêutico familiar, pode estar fundamentado em duas perspectivas teóricas: no Enfoque Sistêmico ou no Enfoque Psicanalítico. Sendo que ambas perspectivas não são excludentes, mas complementares. Na perspectiva sistêmica há uma preocupação com o comportamento e a busca de modificá-lo, enquanto que na perspectiva psicanalítica há uma preocupação em expressar os desejos inconscientes que estão na origem da disfunção familiar. Entretanto no enfoque sistêmico, várias escolas de terapia familiar contribuem cada qual a seu modo, ao processo terapêutico. Considere as características adequadas de cada escola sistêmica:

I. Na Escola Estrutural a família se define em função dos limites hierárquicos nela existente. O terapeuta auxilia na transformação do sistema familiar desempenhando um papel de líder, identificando e avaliando a estrutura familiar e criando circunstâncias que permitam a transformação desta estrutura (delimita fronteiras, distribui tarefas, etc).

II. Na Escola Estratégica o que caracteriza o sistema familiar é a luta pelo poder, onde não se desenvolve uma superênfase ou subênfase nas dificuldades de viver em família. A resolução dos problemas ocorre em buscar os porquês e não as interações, objetivando a mudança do comportamento do paciente.

III. Na Escola de Milão se considera o problema que emerge nos mapas familiares, ou seja, a resistência a mudanças de padrões de comportamentos rotineiros. Um principio terapêutico fundamental para esta escola é considerar negativo a instalação de um ritual familiar, ou seja, estipular ações que todos os membros da família devem participar em busca de transformar comportamentos.

IV. Na Escola Construtivista o sistema familiar é considerado complexo, indeterminado e instável, sendo que uma crise gera um novo sentido neste sistema. O terapeuta nesta perspectiva interessa-se muito mais pelo processo de construção da realidade familiar e nos significados gerados no sistema, do que no comportamento a ser modificado.

Indique a afirmativa correta:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C