Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - História

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458679 História
Organizar currículo para ensinar história, orientado pela reflexão, segundo a qual, todos os vestígios produzidos pela ação humana devem ser pensados como fonte documental para composição do estudo dessa disciplina, relacionando ainda com realidade vivida pelo aluno, conduz ao pressuposto, para aplicação de tal metodologia, de que é necessário conceber todas as pessoas fazendo parte do processo histórico. Considerando essa questão, os vestígios e documentos referidos podem ser:

I. Escritos, iconográficos, orais, materiais;
II. Arquivo familiar, relacionado com a realidade do aluno;
III. Fotográficos e áudio visuais;

As afirmativas que estão de acordo com a proposição teórica são:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458680 História
Um dos nomes mais importantes da Escola dos Annales foi o historiador medievalista francês Marc Bloch. Sua proposta epistêmica buscou romper com o paradigma positivista em que a ciência histórica estava apoiada no início do século XX, problematizando a própria noção de história, que naquele momento definia o passado como um dado rígido, inalterável. Em Apologia da História, publicado em 1949 por Lucien Febvre ou O Ofício do Historiador (2002), último texto escrito por Bloch, inacabado por causa da sentença de fuzilado imposta pela Gestapo em 1944, na cidade francesa de Saint Didier de Formans, por ter participado da Resistência em Lion contra o nazismo alemão, o referido livro traz grandes contribuições metodológicas para as ciências humanas, tendo influenciado muitos historiadores como Braudel, Duby, Le Goff, Ferro, Lepetit, entre outros. Dentre as contribuições conceituais desenvolvidas pela Escola dos Annales, também chamada posteriormente de História Nova, destacamos algumas noções desenvolvidas por essa corrente teórica:

I. História de longa duração;
II. História das mentalidades;
III. História das multidões e das massas.

Indique a opção que representa os conceitos desenvolvidos por tal escola teórica:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458685 História
A ilha antilhana de Saint Domingue (ex-Hispaniola) iniciou processo emancipatório contra o regime colonial em 1791, com ampla participação da população escravizada, que causou medo nas diversas colônias do continente americano. Esse levante também é conhecido como Revolução Haitiana (1791-1804). Teve como um de seus líderes, Toussaint L’Ouverture, o articulador do texto constitucional de 1801. Entre as posições e ações revolucionárias realizadas pela população, podemos destacar:

I. A emancipação fundou-se predominantemente na participação da população de ascendência africana;
II. Aliança com as tropas napoleônicas, enviadas no contexto da revolução francesa de 1789;
III. Anão participação das elites coloniais no processo revolucionário;
IV. Abolição imediata da escravidão, logo após a tomada do poder.

Indique a única sentenças, que não estão de acordo com as posições e ações revolucionárias haitianas do período descrito.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458686 História
Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isso é sabido, permanecem em sua própria casa e, se conquistaram o habeas corpus, ficaram satisfeitos em conservá-lo para eles. A Revolução Francesa, ao contrario, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. (...) A própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E portanto, nós somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa”

Considerado a citação exposta acima, indique qual influência que a Revolução Francesa teve em outros contextos:
I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus.
II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana;
III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês;
IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458687 História
                               imagem-001.jpg

É comum encontrar relatos de viajantes e missionários europeus do século XVI dos quais descrevem algumas das características e costumes dos povos autóctones que habitavam o então, recém batizado, continente americano. É recorrente, em tais descrições, identificar ausência de:

I. Religião e costumes civilizados, pois os indígenas praticavam canibalismo para compor suas necessidades nutritivas;
II. FLR, sigla a qual representa ausência de fé, lei e rei, sendo essas instituições e costumes estabelecidos na Europa do período, não identificados entre os povos autóctones do “novo mundo”;
III. PCE, sigla na qual os relatos de missionários e viajantes identificam a falta de profissionais de oficio, civilidade e Estado que organizassem e ordenassem a vida das populações indígenas.

É correto o que afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: B