Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - Atividades

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466414 Pedagogia
Considerando as principais tendências pedagógicas no cenário brasileiro, indique a alternativa que preenche as correta e respectivamente as lacunas :

“ Na tendência_______________ o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas, havendo repetição de exercícios com exigência de memorização. Já a tendência__________________ caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Nesta, o ato de aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem. A tendência__________________ é um método centrado no aluno, e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica"
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466415 Pedagogia
De acordo com a teorização de Saviani (1984) nas abordagens do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir:

I. A Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.

II. A escola dualista enquadra-se na teoria crítico-reprodutivista.

III. A escola, enquanto aparelho ideológico do Estado, e o sistema de ensino, enquanto violência simbólica, enquadram-se nas teorias críticos-reprodutivistas.

IV. A teoria não crítica engloba as abordagens tradicional e comportamentalista, enquanto as abordagens humanista, cognitivista e sociocultural são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466416 Pedagogia
A Pedagogia histórico-crítica segue a tendência realista-progressista. Surge no final dos anos 1970, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. A Pedagogia Histórico Crítica tem seus fundamentos epistemológicos no Método Dialético de Elaboração do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural.

II. Esta concepção nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras.

III. Seu método de ensino visa estimular a atividade e a iniciativa do professor; favorecer o diálogo dos alunos entre si e com o professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

IV. Esta Pedagogia objetiva resgatar a arte na escola, a organização da educação seletiva, ressaltando o saber lúdico, a partir do qual se definem a especificidade e a especialidade do saber escolar.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466419 Pedagogia
Considerando a base teórica e metodológica do Projeto Político Pedagógico (PPP) Professor Carlos Mota - SEDF, este que figura uma ferramenta de planejamento, orientação e construção de diretrizes para a rede pública de ensino do Distrito Federal e, como tal, requer que as políticas e ações propostas sejam referência para o trabalho desenvolvido para todas as instâncias, julgue as afirmativas a seguir:

I. As inovações que são apresentadas pelo PPP Professor Carlos Mota partem de alguns pressupostos, que são, para a rede publica de distrito Federal, linhas referenciais para o desenvolvimento da ação: valorizar e dar visibilidade às iniciativas das escolas e das Coordenações Regionais de Ensino; reforçar a autonomia e a liberdade das escolas na elaboração dos seus Projetos Políticos-Pedagógicos, em consonância com o PPP da rede; incorporar a elaboração e a implantação das inovações como espaço/tempo de aprendizagens coletivas, a partir de experiências piloto, referentes a cada uma das etapas e modalidades.

II. A Secretaria de Educação do Distrito Federal anuncia proposições que têm origem em discussões coletivas, plenárias, seminários, fóruns e dialogam com o contexto institucional das Coordenadorias Regionais da Educação e Escolas. São iniciativas que pretendem ter o impacto positivo no cotidiano escolar, reverberando na vida dos que dela participarem.

III. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) elenca e apresenta políticas públicas a partir do envolvimento governamental em dois grandes blocos: Políticas Públicas Intersetoriais - quando envolvem outras instâncias do govemo, dos movimentos sociais e da sociedade civil; e Políticas Públicas Intrassetoriais, quando exige o envolvimento de diversos setores da SEDF. É exemplo a Política Pública Intrassetorial a Política de ampliação do ensino médio integrado e regular noturno.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466438 Pedagogia
O processo de ensino e aprendizagem tem sido estudado segundo diferentes enfoques, correntes teóricas que procuram compreender os fenômenos educativos por meio de distintas abordagens. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Para compreensão do fenômeno educativo é necessário refletir sobre seus diferentes aspectos, uma vez que é um fenômenos humano, histórico e multidimensional, no qual estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, cognitiva, emocional, sociopolítica e cultural.

II. No que diz respeito ao professor, segundo a abordagem tracional, ele é o transmissor dos conteúdos aos alunos e predomina como autoridade. Já na abordagem humanista, o professor será o facilitador da aprendizagem.

III. Aescola, de acordo com a abordagem comportamentalista, é o lugar ideal para a realização da educação, sendo organizada com funções claramente definidas, normas disciplinares rígidas. Já segundo a abordagem cognitivista, a escola é uma agência educacional, havendo divisão entre planejamento e execução, com afrouxamento das normas disciplinares.

IV. O aluno, para a abordagem comportamentalista, é ser passivo que deve assimilar conteúdos transmitidos pelo professor, enquanto para a abordagem sociocultural é um ser ativo, que lida cientificamente com os problemas da realidade.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: C