Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - Artes, Música
Foram encontradas 9 questões
Q747456
Artes Cênicas
Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões
urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam
transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de
conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva
contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas
como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá-
la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.
Q747457
Artes Cênicas
Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre
a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com
a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é
interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que
maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
Q747458
Artes Cênicas
A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se
colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi
se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia
uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em
seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos
sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando
atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do
processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
Q747459
Artes Cênicas
Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está
relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar
e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que
corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos
de jogos.
Q747460
Artes Cênicas
Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este
educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em
que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa
base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale
a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze.