Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - Artes, Música
Foram encontradas 20 questões
Q747446
Artes Cênicas
Ao observarmos o transcorrer do Ensino das Artes nas escolas brasileiras, passando por inúmeras vertentes de linhas
de pensamento e de estrutura, vemos que nos anos 60 há uma mobilização dos educadores que, segundo Fusari
e Ferraz (1993), “passam a discutir as reais contribuições da escola, sobretudo da escola pública, pensando numa
melhoria das práticas sociais”. Assim, segundo elas, “essas discussões” geraram novas propostas pedagógicas
que “apontam para uma educação conscientizadora do povo e para um redirecionamento histórico do trabalho
escolar público”. Assinale a alternativa que representa as teorias que surgem na busca de um projeto pedagógico
progressista.
Q747447
Artes Cênicas
A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), em seu livro De tramas e Fios tece no primeiro
capítulo a linha do tempo da Educação Musical. Nele, percorre desde os primórdios, com a Antiguidade grega e
romana, até o século XX, trazendo ao leitor o conhecimento de como o ensino da música passou por diferentes
premissas até alcançar os procedimentos adotados hoje. Quando a autora trata, neste capítulo, dos precursores
dos métodos ativos em educação musical, faz referência a um filósofo que, de acordo com ela, seria “o primeiro
pensador da educação a apresentar um esquema pedagógico especialmente voltado para a educação musical” e
que, de acordo com ele, “as canções devem ser simples e não dramáticas, e seu objetivo é assegurar flexibilidade,
sonoridade e igualdade às vozes”. Assinale a alternativa que corresponde a este filósofo que a autora se refere.
Q747448
Artes Cênicas
A educadora musical Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), cita em seu livro o educador suíço Pestalozzi que,
propôs um tipo de educação que tinha por base a “prática e a experimentação de cunho afetivo”. Ela diz tratar-se da
“primeira tentativa de pedagogia experimental registrada na história”. Assinale a alternativa que corresponde a um
dos princípios do sistema Pestalozzi de educação musical.
Q747449
Artes Cênicas
Mario de Andrade (1977), em sua Pequena História da Música, inicia o capítulo que trata da Música Erudita Brasileira
falando que esta, até o início do século XX, se mostrou num espírito “subserviente” à colônia. Assim, quando ele se
refere ao apogeu do segundo império, nos diz que nesse período, “mudam-se para o Brasil os dois fundadores da
virtuosidade pianística nacional”. Assinale a alternativa que corresponde a estes instrumentistas a quem o autor se
refere.
Q747450
Artes Cênicas
Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que “o país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta
feita, a música não”. Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.