Questões de Concurso Público EBSERH 2013 para Profissional de Educação Física

Foram encontradas 5 questões

Q510142 Educação Física
O desenvolvimento humano pode ser compreendido como um processo contínuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa somente com a morte. O desenvolvimento motor, portanto pode ser visto como uma mudança progressiva do comportamento motor através do ciclo da vida. De acordo com Gallahue e Ozmun (2005) assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica crescente das fases do desenvolvimento motor.
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Q510143 Educação Física
Longe de situar-se com um padrão de desempenho o profissional de Educação Física deve ser capaz de identificar junto a seus alunos níveis diferentes de proficiência no domínio das habilidades motoras. Determinados níveis de aprendizado de habilidades motoras, independem da faixa etária e tipificam o aprendizado de uma nova habilidade.
Gallahue e Donnelly (2008) situam em três os níveis de aprendizado dos indivíduos às novas habilidades motoras sendo estes sequencialmente apresentados na alternativa: a) Aquisição, con
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Q510144 Educação Física
A teoria dos sistemas dinâmicos é atualmente muito popular entre os autores que concebem o desenvolvimento e a aprendizagem motora em uma perspectiva desenvolvimentista, onde o processo de desenvolvimento pode ser considerado “contínuo- descontinuado” (GALLAHUE e OZMUM, 2003). São aspectos associados à esta teoria EXCETO:
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Q510150 Educação Física
Segundo Huizinga (2005) o jogo é uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana. O jogo é um fenômeno cultural, que possui diferentes manifestações, significados e conceitos. A ludicidade é o princípio marcante do jogo e da brincadeira, constituído da fantasia, aventura, vertigem, competição (KISHIMOTO, 2003). Sobre ele, analise os itens abaixo:

I. O jogo cooperativo não é baseado em resultados finais de vencedor; ele acaba como uma ferramenta que coloca a diversão e o prazer acima de resultados. A cooperação é um processo em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas, e os resultados são benéficos a todos;
II. Os jogos de mesa são aqueles que necessitam de alguma base para serem jogados, que pode ser uma mesa. Mas nada impede que esses jogos sejam disputados, por exemplo, no chão, sobre um banco, no capô de um carro, etc. Os jogos de mesa são aqueles conhecidos como jogos de salão, em que o jogador não precisa despender muita energia corporal e, sim, esforço mental.
III. Os jogos populares somente são realizados em locais padronizados e estão ligados às regras e aos equipamentos institucionalizados, assim como, durante sua prática, nega-se a vida real e parte-se para uma esfera temporária de atividade que requer competição;
IV. Nos jogos de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo, existe um significado central, que consiste em atacar, defender, recuar e contra-atacar, visando marcar pontos;
V. Jogos populares são aqueles conhecidos, também, como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados ou decididos pelos próprios jogadores, com variação no número de participantes e uma flexibilidade de regras, assim como não são necessários recursos materiais mais sofisticados, pois a gênese dos jogos populares está na cultura popular;

Estão CORRETOS os itens:
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Q510151 Educação Física
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física (1998) trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica três princípios fundamentais sendo estes os princípios da Diversidade, das Categorias de conteúdo e da Inclusão. No que diz respeito ao princípio da Inclusão a sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do indivíduo na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. O Princípio da Inclusão, aplicado ao esporte, busca reverter o quadro histórico de seleção entre indivíduos:
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Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: B