Questões de Concurso Público EBSERH 2013 para Enfermeiro - Terapia Intensiva (HUB)

Foram encontradas 8 questões

Q741219 Enfermagem
Na unidade de Terapia Intensiva (UTI), estava internada a paciente VVC, sexo feminino, de 35 anos, com diagnóstico de Trauma Abdominal. O médico prescreveu uma unidade de concentrado de hemácias para ser administrado nessa paciente. O enfermeiro assistencial da UTI precisava finalizar as prescrições de enfermagem dos pacientes sob seus cuidados e coletar o sangue da paciente para posterior transfusão sanguínea. O profissional coletou o sangue da paciente certa e deixou o tubo sem identificação em cima do balcão central da UTI e foi finalizar as prescrições de enfermagem dos outros pacientes. Após 40 minutos, o profissional pegou o tubo de sangue que estava em cima do balcão, identificou e encaminhou ao Setor de Hemocentro. Posteriormente, o Setor do Hemocentro preparou e entregou o hemocomponente ao enfermeiro assistencial para administrá-lo na paciente. O profissional instalou e, após 10 minutos de infusão do hemocomponente, a paciente apresentou reação transfusional (RT). Após atendimento da paciente com RT, foi coletada amostra de sangue e encaminhada ao Setor de Hemocentro, que constatou que o tipo de sangue dessa amostra era diferente da amostra de sangue encaminhada anteriormente. Assim, constatou-se que houve a troca de amostras mediante a atitude do enfermeiro em deixar o tubo de sangue para posterior identificação em cima do balcão. Analisando os fatos e considerando os aspectos éticos, o Enfermeiro, com sua atitude, praticou:
Alternativas
Q741223 Enfermagem
Considerando os cuidados de enfermagem frequentemente prescritos para o paciente grave, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q741227 Enfermagem

A pressão intracraniana (PIC) é determinada pelo equilíbrio entre os três componentes do volume intracraniano: parênquima cerebral, líquido cerebroespinal e sangue. Considerando os conhecimentos de fisiopatologia, tratamento das disfunções neurológicas e cuidados de enfermagem, leia as frases abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.

I. O volume intracraniano varia de 1400 a 1700 ml e, pelos fluidos estarem localizados em uma estrutura fechada, rígida e não elástica, geram uma pressão que pode variar de 10 a 15 mmHg em adultos.

II. A hipertensão intracraniana (HIC) ocorre quando há aumento de um ou mais volumes intracranianos e a conduta terapêutica é realizada quando a PIC for maior do que 30 mmHg.

III. O ciclo da HIC é composto por: hipóxia tecidual, aumento de PCO2 e diminuição do pH, vasodilatação e edema cerebral. Esse ciclo eleva ainda mais a PIC, resultando em isquemia, herniações cerebrais e morte encefálica.

IV. Com o aumento da PIC, ocorre elevação da pressão de perfusão cerebral (PPC) e do fluxo sanguíneo cerebral (FSC), gerando aumento do PCO2 e do pH, vasoconstrição e edema cerebral.

Alternativas
Q741230 Enfermagem
A Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. Considerando essa resolução, deve ser designada uma equipe multiprofissional, legalmente habilitada, a qual deve ser dimensionada, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o perfil assistencial, a demanda da unidade e legislação vigente. Os profissionais de enfermagem com atuação exclusiva na unidade devem ser, no mínimo, de
Alternativas
Q741231 Enfermagem

Considerando a Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dá outras providências, sobre Gerenciamento de Riscos e Notificação de Eventos Adversos, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. O gerenciamento dos riscos da UTI deve ser realizado exclusivamente para produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária. Portanto, o evento adverso com uso de sangue e hemocomponentes não faz parte do monitoramento da gerência de risco.

II. O estabelecimento de saúde deve buscar a redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos relacionados a procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; saneantes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

III. Na monitorização e no gerenciamento de risco, a equipe da UTI deve coletar, analisar, estabelecer ações corretivas e notificar eventos adversos e queixas técnicas, conforme determinado pelo órgão sanitário competente, à gerência de risco ou outro setor definido pela instituição.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: A